A Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) e a Associação de Mídias Digitais da Paraíba (Amidi-PB) divulgaram, nessa quinta-feira (12), uma nota conjunta na qual repudiam a atitude da vereadora de João Pessoa, Fabiola Rezende (PSB).
A parlamentar teria constrangido o jornalista Écliton Monteiro, responsável pelo blog Política e ETC, durante o exercício de seu trabalho na Câmara da Capital.
Na ocasião, Fabíola teria insinuado, sem a apresentação de provas, que o comunicador seria pago para publicar matérias em seu portal contra a vereadora. A API-PB e a Amidi-PB se solidarizaram com Écliton Monteiro, defendendo a liberdade de imprensa.
Confira nota completa:
A Associação Paraibana de Imprensa (API-PB) e a Associação de Mídias Digitais da Paraíba (Amidi-PB) vem à público lamentar a postura da vereadora de João Pessoa Fabíola Rezende que constrangeu o jornalista Écliton Monteiro, responsável pelo blog Política e Etc, na manhã desta quinta-feira (12).
De acordo com relato do jornalista, a vereadora o pressionou a fornecer informações sobre fontes que basearam uma notícia publicada em seu blog por ter contrariado os interesses da legisladora. Com a negativa, ela afirmou que alguém teria dito que o jornalista teria sido pago para publicar tal conteúdo jornalístico.
Enquanto entidades representativas de todas e todos profissionais de imprensa trazemos à luz que Constituição Federal protege o jornalista de preservar suas fontes que preferem o anonimato. Qualquer tentativa que atente a esse direito pode ser interpretado como constrangimento e censura.
Contanto, a API-PB e a Amidi-PB se solidariza com o jornalista Écliton Monteiro e invoca que a vereadora Fabíola Rezende para que observe que estamos em um Estado Democrático de Direito e que os profissionais de imprensa agem com liberdade e nunca poderão ser constrangidos em pleno exercício da profissão
API-PB
Amidi-PB