O deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, anunciou que o partido desistiu de formar federação para as eleições de outubro deste ano. Contudo, a legenda seguirá com as tratativas para a construção de candidatura única à Presidência da República. No fim do ano passado, a sigla anunciou a pré-candidatura da senadora Simone Tebet.
“Na condição de presidente nacional do MDB, comuniquei aos diretórios estaduais, senadores e deputados que o nosso partido não fará nenhuma federação para as eleições de 2022”, escreveu Rossi em suas redes sociais nessa quinta-feira (03).
“Contudo manteremos as conversas com os partidos do centro democrático para a construção de uma candidatura única à Presidência da República. Respeitando os demais pré-candidatos, o MDB seguirá na defesa da capacidade e viabilidade do nome da senadora Simone Tebet”, prosseguiu.
Segundo o parlamentar, Simone Tebet será a porta-voz do MDB nas inserções do partido na TV na semana que vem.
“Segue aberto, portanto, o diálogo com os presidentes do União Brasil, Luciano Bivar, e do PSDB, Bruno Araújo, como também com todos que queiram construir uma alternativa à polarização”, concluiu.
O MDB vinha conversando com as duas legendas sobre a possibilidade de federação, mas entraves dentro da União Brasil, fusão do DEM e do PSL, atrapalharam as conversas. Já o PSDB se uniu em federação com o Cidadania no último dia 19, após deliberação da cúpula do partido presidido por Roberto Freire.
O PSDB tem o governador de São Paulo, João Doria, como pré-candidato ao Executivo federal. A União Brasil debate a possibilidade de lançar um nome para a disputa, ainda que de vice.
Os partidos não descartam se unir em torno de um nome para torná-lo mais competitivo contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Pesquisas recentes para a presidência mostram Tebet e Doria com baixo índice de intenções de votos, com a emidebista pontuando 1% e o governador com 3%.
Com informações de Folha de S. Paulo