Uma decisão do PT Nacional divulgada nesta segunda-feira (17) oficializou o apoio do partido à pré-candidatura de Jhony Bezerra (PSB) à Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), nas eleições de outubro deste ano. Contudo, o comunicado não foi bem recebido pelo PCdoB, que integra a Federação Brasil da Esperança junto com o PV e a sigla petista.
Segundo Glauce Jácome, presidente do PCdoB em Campina Grande, embora façam parte da mesma federação, o processo de decisão interna é diferente entre os partidos. “Essa é a decisão do PT, mas não é a decisão da federação”, garantiu, lembrando que o partido já manifestou apoio à pré-candidatura de Inácio Falcão para a PMCG.
Ainda conforme Glauce, a decisão do PT não reflete automaticamente a posição da federação. Ela ainda lembrou que, além da Rainha da Borborema, os partidos também divergem sobre o apoio em João Pessoa.
“Ao contrário do PT, que possui uma estrutura de decisão descentralizada, o PCdoB e os demais partidos da federação seguem um processo de unidade interna antes de levar as decisões para o âmbito nacional. Portanto, essas questões ainda serão analisadas pela federação, e não há predeterminação de que o PT tenha mais peso nas decisões conjuntas”, enfatizou Glauce Jácome.
As declarações repercutiram no programa Arapuan Verdade.