Policiais federais estão neste momento no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. Há equipes também em outros pontos da cidade.
De acordo com a Polícia Federal (PF), a Operação Placebo tem por objetivo apurar indícios de desvios de recursos destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19) no estado do Rio.
Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
As investigações indicam a existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do estado do Rio.
Comando da PF do Rio
Bolsonaro perdeu o seu ministro mais popular por causa do comando da PF do Rio de Janeiro e os motivos já começam a aparecer: o presidente queria poder influenciar quais operações têm mais prioridade. A de seus opositores, claro. Uma forma de demonstrar que como presidente da República tem mais poder que qualquer outro. Uma forma também de intimidar os governadores dos estados.