A agência da Caixa Econômica Federal em Mangabeira descumpriu a determinação do governo, que proíbe a aglomeração de pessoas para evitar a propagação do coronavírus na Paraíba. A denúncia foi feita ao Blog por meio da foto que ilustra essa matéria.
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor informou que estaria fiscalizando esse tipo de situação e que autuaria e multaria o banco que não tomar medidas para evitar aglomeração de pessoas como prevenção contra o coronavírus (Covid-19), como prevê o Decreto Estadual 40135/2020.
O Procon-JP também recomenda aos bancos que providenciem formas alternativas para evitar tumulto, fazendo um calendário de pagamento, que pode ser por idade ou por letra inicial do nome, por exemplo.
“No momento em que estamos lutando contra um inimigo invisível que ‘adora’ uma aglomeração para se propagar, é importante ser criativo e usar de todos os recursos para evitar sua proliferação”, alerta o secretário Helton Renê.
Ele sugere que outras medidas para evitar aglomeração nesses locais pode ser o limite de usuário dentro dos espaços onde estão os caixas eletrônicos, de acordo com o número de equipamentos disponíveis e funcionando.
Para o secretário Helton Renê, as administrações dos bancos têm que se preparar para este tipo de situação e tomar medidas que resguardem não apenas os consumidores, como também os colaboradores.
“Como sabemos que a maioria das pessoas não vai deixar de ir buscar o dinheiro, é bom que os bancos tentem se organizar o máximo possível para evitar tumulto, até porque está todo mundo com os nervos à flor da pele”.