O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, reiterou a intenção do Republicanos de ocupar duas vagas na chapa majoritária nas eleições de 2026. Ele argumentou que a reivindicação é justa, dada a representatividade do partido e seu histórico de apoio ao PSB no estado.
Galdino ressaltou que o Republicanos é a maior legenda da Paraíba, com oito deputados estaduais, três federais e a presidência das Casas Legislativas no estado e no país. Para ele, essa posição de destaque confere à sigla o direito de ocupar duas vagas na chapa majoritária de 2026, especialmente considerando que o PP e PSD, por exemplo, estão pleiteando até quatro espaços na composição.
Com uma trajetória de 14 anos dedicados ao projeto do PSB, que inclui os governos de Ricardo Coutinho e a administração de João Azevêdo, o parlamentar avaliou que esse histórico fortalece sua candidatura a uma das vagas na chapa majoritária.
“Ficou afirmado por mim e por Hugo (Motta) que o Republicanos pretende indicar duas vagas na chapa majoritária, e que essa pretensão está embasada no nosso tamanho político, no nosso merecimento, na nossa história em defesa do projeto do PSB. Afinal, eu, particularmente, tenho 14 anos defendendo o projeto do PSB. Nos momentos mais difíceis, eu sempre estive firme e forte na defesa, não só do governador João, mas também do governador Ricardo. Essa história de luta me credencia a ser uma dessas vagas indicadas pelo Republicanos. O nosso partido é o maior da Paraíba, com oito deputados estaduais, com três federais, com o presidente da Câmara Federal, com o presidente da Assembleia. E, convenhamos, sejamos justos, o PP é um partido que tem menor densidade eleitoral e, de certa forma, pleiteia quatro vagas, porque tem o prefeito Cícero – que se movimenta como candidato”, ponderou Adriano.
Embora busque uma posição na chapa governista, o presidente da ALPB afastou a ideia de se unir à oposição. O deputado assegurou que o Republicanos seguirá mantendo um diálogo “propositivo e tranquilo” com o João Azevêdo, em busca de uma solução que contemple todos os aliados.