O deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) terá mais dois mandatos à frente da presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O parlamentar foi eleito nesta quarta-feira (1º), por unanimidade, como presidente do primeiro e segundo biênio, com chapa única, em votação aberta e nominal.
No primeiro biênio, Galdino terá Tião Gomes (PSB) como 1º vice-presidente, Eduardo Carneiro (SD) como 2º vice-presidente, Tovar Correia Lima (PSDB) como 3º vice-presidente e Camila Toscano (PSDB) será a 4ª vice-presidente. Já Júnior Araújo ocupa a vaga de 1º secretário, com Fábio Ramalho (PSDB) na segunda, Taciano Diniz (UB) na terceira e Anderson Monteiro (MDB) na quarta secretaria.
Walber Virgolino (PL) será o corregedor titular, com Branco Mendes (Republicanos) na 1ª corregedoria, Jutay Menezes (Republicanos) na segunda e George Morais (UB) na terceira. Ambos nomes se repetem no segundo biênio.
Já para a Mesa Diretora do segundo biênio, Adriano terá Felipe Leitão (PSD) como 1º vice-presidente, Cida Ramos (PT) como 2ª vice-presidente, Taciano Diniz (UB) será o terceiro e Fábio Ramalho (PSDB) na quarto. O 1º secretário será Tovar Correia Lima (PSDB), com Eduardo Carneiro (SD) na segunda, Anderson Monteiro (MDB) na terceira e Jane Panta (PP) na quarta secretaria.
Nascido em Campina Grande, Adriano Galdino é formado em Engenharia Civil e direito. Foi vereador por dois mandatos e prefeito por três, do município de Pocinhos. Tornou-se deputado estadual em 2010 e, atualmente, está em seu quarto mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba. Foi eleito presidente do parlamento paraibano de 2015 a 2016 e de 2019 a 2022, na 19ª Legislatura. Adriano também já ocupou os cargos de secretário de Interiorização da Paraíba e chefe da Casa Civil do Estado, além de governador interino.