Os 500 mil eleitores da Paraíba atingidos pela extinção ou transferência de 14 zonas eleitorais estão com as atualizações de títulos eleitorais suspensas até 7 de fevereiro. O prazo que iniciou na segunda-feira (22), de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, é para a migração dos dados das antigas zonas para as novas, por esse motivo que os eleitores não podem mexer nos cadastros durante o período.
Os prazos processuais das 14 zonas (confira lista abaixo) também estão suspensos. Porém, certidões circunstanciadas, entre elas a de quitação, ainda podem ser solicitadas neste prazo. Os dados dos eleitores só vão poder ser atualizados a partir de 8 de fevereiro, seguindo até 9 de maio – prazo limite para todos os tribunais do Brasil.
O TRE garantiu que os locais de votação dos eleitores das zonas extintas ou remanejadas não vão mudar. O que muda é apenas o número da zona e da seção. Os atuais prédios que funcionam zonas eleitorais extintas vão funcionar apenas como posto de atendimento até 9 de maio. Após a data o local será fechado.
Novo título de eleitor
A partir de 8 de fevereiro é que os 500 mil eleitores afetados pelas mudanças de zonas vão poder atualizar seus dados nos postos de atendimento e zonas eleitorais, apesar de que os novos números de seções e zonas já vai ser atualizados automaticamente.
O diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, André Soares, disse, nesta terça-feira (23) durante coletiva de imprensa em João Pessoa, que o e-Título (título eleitoral eletrônico) “é muito melhor que o título de papel pois carrega muito mais informações”.
O que, na prática, faz com que seja desnecessário os novos eleitores terem o título de papel, assim como os eleitores que foram rezoneados. André também garantiu que o aplicativo, que está disponível para Android e iOS, faz com que não seja necessário levar documento de identidade na hora da votação.
Confira as zonas eleitorais da Paraíba que sofreram mudanças
Extintas
- 5ª Zona Eleitoral, sede em Pilar;
- 12ª Zona Eleitoral, sede em Serraria;
- 15ª Zona Eleitoral, sede em Caiçara;
- 21ª Zona Eleitoral, sede em Cabaceiras;
- 39ª Zona Eleitoral, sede em Bonito de Santa Fé;
- 45ª Zona Eleitoral, sede em Pilões;
- 46ª Zona Eleitoral, sede em Alagoinha;
- 54ª Zona Eleitoral, sede em Belém;
- 71ª Zona Eleitoral, sede em Campina Grande;
Transferidas
- 3ª Zona Eleitoral será transferida de Cruz do Espírito Santo para Santa Rita;
- 42ª Zona Eleitoral será transferida de Cajazeiras para Itaporanga;
- 51ª Zona Eleitoral será transferida de Malta para Patos;
- 52ª Zona Eleitoral será transferida de Coremas para Pombal;
- 74ª Zona Eleitoral será transferida de Prata para Água Branca.
Fonte: G1