• Sobre
  • Contato
01/11/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Notícias

Inadimplência no comércio de João Pessoa cresce 120%

5 de dezembro de 2014
em Notícias
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A

O número de consumidores com contas em atraso em João Pessoa no mês de novembro saltou 120% e poderá influenciar nas vendas de final de ano. No levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de João Pessoa, a inadimplência registrou 4.946 consumidores com dívidas atrasadas no último mês, contra menos da metade em novembro do ano passado (2.248). No acumulado de janeiro a novembro deste ano, a inadimplência aumentou 14,96%. Nos onze meses, 30.678 pessoas foram incluídas no SPC contra 26.721 do ano passado.

Para o diretor do SPC de João Pessoa, Lindemberg Vieira, o número de inadimplentes pode refletir nas vendas deste final de ano. “O volume desses consumidores ausentes do comércio faz falta e as vendas devem diminuir com isso. A situação de vendas não é só a inadimplência que prejudica. Temos uma inflação de mais de 6% e isso eleva a possibilidade de não ter dinheiro circulando. Além dos juros do cartão de crédito, que varia de 17% a 21%. É um absurdo, as pessoas não têm condições de pagar, principalmente aquelas com salários menores. O governo deve tomar providência”.

Segundo Vieira, a Copa e as eleições influenciaram os números da inadimplência neste ano. Ele ainda acredita que o 13º salário será usado para ajuste de contas para que as pessoas possam realizar as compras de fim de ano. O aumento da inadimplência, para ele, está ligado à falta de educação financeira quanto ao crédito, pois utilizam o cartão como espécie de segundo salário.

O representante de vendas José da Silva foi ao SPC para regularizar as suas dívidas. “Tive consciência disso e vim pagar o que eu estava devendo. A saída do SPC vai me permitir novamente ter crédito na praça e começar a efetuar as compras de fim de ano”, contou.

REABILITAÇÃO
Contudo, houve também aumento expressivo de pessoas que pagaram suas contas atrasadas e saíram do SPC em novembro. Segundo dados do SPC, a reabilitação de crédito cresceu 81,33% em novembro na comparação com o ano passado. São 2.954 pessoas que saíram da lista de devedores na capital. Em novembro de 2013, apenas 1.629 pessoas reabilitaram o crédito nos órgãos de proteção ao crédito. Já quanto ao acumulado de janeiro a novembro deste ano, são 19.174 pessoas que tiveram o nome liberado pelo SPC. A variação é de 5,36% em relação a 2013, que teve 18.191 consumidores fora da lista de devedores.

CONTAS EM ATRASO SOBEM APENAS 2% EM CG 
O índice de inadimplência em Campina Grande ficou praticamente estável em novembro. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de Campina Grande registrou que 1.491 pessoas entraram no SPC em novembro deste ano, contra 1.467, do ano passado, alta de apenas 2%. No acumulado de janeiro a novembro, houve redução de 8,51% de inadimplentes, que passaram de 15.115 para 13.828 pessoas.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, Artur Melo Almeida, o índice ainda pode representar baixas nas vendas. “Se uma pessoa só puder comprar à vista, obviamente você vai comprar menos. Isso acaba interferindo no volume de vendas do comércio em geral”, explicou.

Já os que conseguiram ter o crédito reabilitado, o aumento foi de 4%, passando de 937, em 2013, para 970, em 2014. No acumulado de janeiro a novembro, o número está estável (-0,67%). Foram 8.176 devedoras no ano passado, contra 8.121 este ano.

JP

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Obesidade pode reduzir expectativa de vida em 8 anos, diz estudo

Próxima Matéria

Dilma diz estar ‘bastante satisfeita’ com votação sobre meta fiscal

Matérias Relacionadas

Campina Grande desponta como principal destaque do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025
Política

Campina Grande desponta como principal destaque do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025

1 de novembro de 2025
Ranking nacional aponta Campina como a cidade com melhor indicador de acesso à saúde na PB, a 13ª no NE e a 69ª no Brasil
Campina Grande

Ranking nacional aponta Campina como a cidade com melhor indicador de acesso à saúde na PB, a 13ª no NE e a 69ª no Brasil

30 de outubro de 2025
Quem não tiver pecados na vida pública, que atire a primeira pedra
Política

Quem não tiver pecados na vida pública, que atire a primeira pedra

29 de outubro de 2025
Próxima Matéria

Dilma diz estar 'bastante satisfeita' com votação sobre meta fiscal

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio