O Viaduto Luciano Agra, localizado na Zona Sul de João Pessoa, terá o tráfego parcialmente liberado na próxima quarta-feira (30), conforme anunciou o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB). A liberação contempla a parte superior da estrutura, que conecta os bairros Cristo Redentor e Água Fria, nas imediações do Centro Administrativo Municipal.
Com investimento superior a R$ 50 milhões, a obra possui 700 metros de extensão. Inicialmente, serão disponibilizadas duas das três faixas de rolamento no sentido Três Lagoas–Cabedelo. A abertura parcial permitirá a continuidade dos serviços na parte inferior da estrutura, incluindo a finalização do sistema de drenagem de águas pluviais e ajustes no acesso à Avenida Ranieri Mazille.
De acordo com o diretor de operações do DER-PB, Orlando Soares, a liberação é fundamental para a conclusão da obra. “Com essa liberação, será possível concluir a obra como um todo, promovendo melhorias na segurança viária, na fluidez do tráfego e no conforto da população, tanto para quem chega à capital quanto para quem circula nos bairros da Zona Sul”, destacou.
A abertura do tráfego foi articulada em conjunto com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), e acontecerá após uma vistoria técnica envolvendo todos os órgãos. Se as condições climáticas forem favoráveis, a previsão é que a obra completa seja entregue em até 90 dias.
Ao ser totalmente finalizado, o Viaduto Luciano Agra contará com três faixas de rolamento no sentido Bayeux e três no sentido Cabedelo. A expectativa é de que a nova estrutura beneficie diretamente mais de 85 mil moradores da Zona Sul da capital, além de facilitar o acesso a locais como o Estádio Almeidão, a Central de Abastecimento (Ceasa), o Centro Administrativo Municipal e a sede da PRF.
O DER-PB informou ainda que as obras complementares nas vias marginais da BR-230, incluindo intervenções na Rua Diógenes Chianca, seguirão até o final deste ano. Durante a fase inicial de operação, motoristas devem redobrar a atenção, já que o tráfego poderá sofrer ajustes provisórios.
Assessoria