O governador em exercício Adriano Galdino visitou, na tarde dessa sexta-feira (15), as obras de construção do Hospital e Maternidade Dr. Antônio Luiz Coutinho, no município de Pocinhos. A perspectiva é de que o Hospital seja inaugurado no dia 10 de dezembro, data que marca o aniversário do Município.
A implantação do Hospital Regional de Pocinhos inclui um amplo projeto de infraestrutura, aquisição de equipamentos modernos e dimensionamento adequado de recursos humanos. O hospital passará a oferecer atendimento integral ao paciente da região, com uma maternidade equipada com Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos. Além disso, contará com um centro cirúrgico preparado para realizar cirurgias de alta complexidade e serviços de medicina de emergência, cirurgia geral, pediatria e obstetrícia.
O investimento anual para a regionalização do Hospital de Pocinhos é de R$ 17,9 milhões. Já o custo mensal de manutenção da unidade de saúde será de R$ 3,5 milhões.
De acordo com o governador em exercício Adriano Galdino, a construção do Hospital Regional é a realização de um antigo pleito do povo de Pocinhos, que queria uma melhor saúde pública não só para o município, mas para toda a Região. “Este é um sonho do povo de Pocinhos e das cidades vizinhas, sempre atendidas por esse hospital, que agora se transforma em Hospital Regional. Este vai atender às cidades de Areal, Montadas, Puxinanã, uma parte de Esperança, Oliveiros, Algodão de Jandaíra, e até um pedaço de Campina Grande, ali próximo à Rodoviária Federal”, observou o governador em exercício, que é filho natural de Pocinhos.
Adriano agradeceu ao governador do Estado, João Azevêdo, pela sensibilidade em atender esse pleito que vai beneficiar toda a Região, bem como ao secretário de Saúde do Estado, Arymatheus Reis, que também participou da visita. “Se Deus nos permitir, este será o maior presente que a cidade de Pocinhos e seu povo vai receber no dia do aniversário do Município, comemorado no dia 10 de dezembro”, reforçou o governador em exercício.
Já a prefeita de Pocinhos, Eliane Galdino, também participou da visita às obras do Hospital Regional. Ela ressaltou que a construção é um sonho. Eliane observou que o governador em exercício Adriano Galdino ocupa pela segunda vez o cargo “e quem sabe, na terceira será de fato”, através do voto direto. “Deus é quem sabe do nosso destino. Mas é uma alegria muito grande ver esse menino que vendia, até então, confeito pelas ruas de Pocinhos, foi garçom no Clube da cidade e hoje retorna a sua terra como governador interino”, afirmou.
O secretário de Saúde do Estado, Arymatheus Reis, disse que todos os equipamentos destinados para aquela unidade de saúde são novos, adquiridos pela própria Secretaria da Saúde. “Esse hospital realmente nasce novo, reformado, pronto, climatizado, com rede de oxigênio. Aqui nós teremos Pronto Atendimento em Pediatria, em Clínica Médica, Enfermaria Pediátrica, Enfermaria Adulto e uma Ala Verde”, afirmou.
Arymateus disse, ainda, que essa é a primeira fase das obras do Hospital Regional de Pocinhos. Segundo ele, o objetivo é que, até o final do ano de 2025, seja instalado todo o complexo com mais as três salas de Centro Cirúrgico e a UTI Adulto.
Gov. PB.