O vereador Carlão pelo Bem, atualmente primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), deverá assumir a presidência do Legislativo após o afastamento judicial do presidente Dinho Dowsley, alvo de uma investigação da Polícia Federal por suposto aliciamento violento de eleitores, em uma operação que ocorreu na manhã desta sexta-feira (18).
A mesa diretora da Câmara Municipal de João Pessoa ainda inclui Bosquinho como 2º vice-presidente, Marcílio do HBE como 1º secretário, Odon Bezerra como 2º secretário e Zezinho do Botafogo como 3º secretário.
Dinho foi afastado do cargo de vereador, proibido de acessar os prédios da Prefeitura Municipal de João Pessoa e deverá usar tornozeleira eletrônica. Em sua defesa, ele negou as acusações e afirmou ser vítima de “ilações maliciosas”.
De acordo com a Polícia Federal, os investigados teriam exercido influência no pleito eleitoral por meio de ameaças, controle de território e coação para o voto. Os crimes sob investigação incluem constituição de organização criminosa, uso de violência para coagir o voto, ameaça, lavagem de dinheiro e peculato, entre outros.
As diligências hoje realizadas visam obtenção de provas de materialidade e autoria que reforcem os elementos já colhidos durante a investigação policial, objetivando a responsabilização dos envolvidos pelos crimes eleitorais praticados.