A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, nessa sexta-feira (20), a visita de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para discutir os projetos propostos pelo grupo no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) para o triênio 2024-2026. O encontro aconteceu na sala de reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na sede da SES, em João Pessoa, e contou com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, do secretário executivo Patrick Almeida, além de gerentes executivos, operacionais e técnicos da pasta.
A visita, realizada pelo secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, e pelo coordenador de Desenvolvimento Institucional, René Santos, faz parte da agenda do Conass, e acontece nas secretarias de saúde das 27 unidades federativas do Brasil. A Paraíba é o 11º estado a ser visitado.
De acordo com o secretário Ari Reis, o encontro é de suma importância para o alinhamento estratégico entre a SES, os projetos do Proadi-SUS e o Conass. “A Paraíba vem se destacando na execução de vários programas. O fortalecimento dessas ações, junto ao Conass, nos ajuda a promover uma saúde cada vez mais integrada às diretrizes do SUS, melhorando aspectos como gestão e regulação, e facilitando, cada vez mais, o acesso da população aos serviços de saúde”, frisou.
Durante o encontro, os representantes do Conass apresentaram sete propostas aprovadas no comitê gestor para o novo triênio. Alguns desses programas já têm a adesão da SES e estão em execução na Paraíba, desde o triênio anterior (2021-2023), como, por exemplo, o Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS; o Aprimoramento do Processo de Planejamento Regional Integrado e da Governança Regional do SUS – Regionalização; a Assistência Médica Especializada na Região do Nordeste do Brasil por Meio de Telemedicina – TeleNordeste; entre outros.
O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, destacou que a SES vem desenvolvendo um excelente trabalho no que diz respeito à execução do Proadi na Paraíba. “Comprovamos que o Proadi está evoluindo e vamos levar daqui a notícia de que muita coisa boa acontece na saúde do nosso Nordeste”, avaliou Jurandi, ao parabenizar o desempenho da Paraíba no Índice de Planificação da Atenção à Saúde (iPAS), cuja marca chegou a 8,5 pontos na última avaliação do PlanificaSUS.
Também participaram da reunião a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES, Izabel Sarmento; o gerente de Tecnologia da Informação em Saúde da Paraíba, Kleyber Araújo; a gerente Executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares; a gerente Operacional de Vigilância Epidemiológica, Talitha Lira; a gerente Executiva de Assistência Farmacêutica, Wênia Brito, entre outros gestores da SES.
Após a reunião, o secretário Ari Reis acompanhou os representantes do Conass até o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, na Região Metropolitana de João Pessoa, onde finalizaram a agenda institucional com uma visita aos setores da unidade, que é referência em Cardiologia, Neurologia e Endovascular.
Assessoria Gov. PB.