Dados da pesquisa Quaest, encomendada pela TV Cabo Branco e divulgada nessa terça-feira (17), mostram que o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) tem o maior índice de rejeição na disputa pela Prefeitura de João Pessoa nas eleições deste ano. O petista é rejeitado por 51% do eleitorado pessoense, número que era de 49% no primeiro levantamento apresentado pelo instituto.
O segundo candidato mais rejeitado é o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), que conseguiu reduzir o percentual de 44% para 43% entre a primeira pesquisa, em agosto, e a segunda, realizada em setembro. Em seguida, aparece o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL), com rejeição que subiu de 31% para 35%.
Já Cícero Lucena, que busca a reeleição na Capital, é rejeitado 27% dos pessoenses. No levantamento feito em agosto, o índice de rejeição do prefeito era de 25%.
Os candidatos Camilo Duarte (PCO) e Yuri Ezequiel (UP) estão tecnicamente empatados com as menores rejeições, respectivamente, com 14% e 11%. Na primeira pesquisa, Duarte marcou 16% e Ezequiel, 14%.
Dados da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de setembro de 2024. Foram entrevistados 852 eleitores de João Pessoa. A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo TSE: PB-09810/2024.