Orecorte temporal de janeiro a maio (anos 2023 e 2024) analisado pelo setor de Estatísticas da Polícia Civil da Paraíba revela que todas as regiões do estado tiveram aumento nos índices de elucidação de homicídios. Os dados foram apresentados nessa quinta-feira, 05 de setembro.
A área da 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil (1ª SRPC), que é polarizada por João Pessoa e abrange quase 1,3 milhão de habitantes, teve um aumento de 30% para 44% de elucidação desses crimes.
Na área da 2ª SRPC, polarizada por Campina Grande e com abrangência de 1,1 milhão de habitantes, o aumento foi de 63% para 74% de casos elucidados. Na 3ª SRPC, com sede no município de Patos e abrangência de 950 mil habitantes, os dados apontam aumento de 61% para 63% das elucidações.
Já a área da 4ª SRPC, que tem a cidade de Guarabira como sede e uma população de 716 mil habitantes em toda a região, o percentual de elucidações saltou de 42% para 70%.
Principal indicador
De acordo com órgãos especializados nos estudos da segurança pública, os crimes que resultam em morte são o principal indicador de violência no mundo. E, segundo essas instituições, quanto maior é a elucidação desses crimes, maior será a tendência de a violência diminuir nas áreas em que os casos são registrados.
1º lugar
A Polícia Civil da Paraíba é apontada pelo Instituto Sou da Paz, de São Paulo, como a que mais elucida homicídios no Nordeste.