A Paraíba, através da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Científica, irá participar, entre os dias 26 e 30 de agosto, da Mobilização Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas. A ação faz parte da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e é promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A força-tarefa tem como objetivo coletar material biológico dos familiares de pessoas desaparecidas, permitindo o cruzamento desses dados com perfis genéticos de indivíduos encontrados, vivos ou mortos, com identidade desconhecida em todo o país.
A coleta é voluntária e indolor, realizada com um cotonete esfregado no interior da bochecha. O perfil genético obtido será utilizado exclusivamente para a identificação do parente desaparecido, sem qualquer outro propósito.
As coletas serão realizadas nas unidades da Polícia Científica da Paraíba, situadas em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras. Embora a mobilização nacional ocorra até o dia 30, a iniciativa continuará ao longo do ano em todas as unidades do Instituto de Polícia Científica.
Após registrar o desaparecimento de um familiar em uma delegacia, um parente de primeiro grau deve comparecer ao IPC para fornecer material genético. Aqueles que já participaram da coleta na campanha anterior ou por requisição de autoridade policial não precisa realizar nova coleta.