Setenta e cinco candidaturas do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba estão disputando as eleições municipais deste ano. São 71 candidatos para vereador (ou vereadora), dois para prefeito e dois para vice-prefeito.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 68% dos candidatos do PCdoB paraibano registrados na Justiça Eleitoral se declaram pretos ou pardos (51 das 75 candidaturas – 42 pardos e nove pretos); 23 se apresentam como pessoas brancas; e há também uma candidatura indígena. Das 75 candidaturas, as mulheres representam 40% na disputa (30 candidatas a vereadora).
Dos 223 municípios paraibanos, o PCdoB tem candidaturas em 16 cidades: Alhandra, Areia, Bayeux, Campina Grande, Caturité, Conde, Igaracy, Ingá, João Pessoa, Monteiro, Nova Floresta, Patos, Riachão do Bacamarte, Santa Rita, São José dos Cordeiros e Sousa.
Três municípios lideram a lista com o maior número de candidaturas: Areia, com nove candidatos a vereador; Campina Grande (um candidato a prefeito e oito na disputa pela Câmara Municipal); e Caturité, com nove candidatos a um mandato de vereador. Em Campina Grande, os destaques são o atual deputado estadual Inácio Falcão, que disputa a prefeitura, e a vereadora Jô Oliveira, que tenta a reeleição.
Em seguida vem o município de Ingá, com sete candidaturas a vereador, e Bayeux, com seis na disputa ao Poder Legislativo. Com cinco candidaturas estão as cidades do Conde (quatro como vereador e uma de vice-prefeito – Marconi de Coqueirinho) e Sousa (todos na disputa por um mandato de vereador).
Na sequência, todos com quatro candidatos, estão Patos com uma para vice-prefeito (Roberto Lima) e três para vereador (com destaque para o vereador Zé Gonçalves, que disputa a reeleição); Riachão do Bacamarte, um para prefeito (Aldo Vasconcelos) e três para vereador; e Santa Rita (quatro para vereador, com destaque para Aline Rocha e Gaby Brito).
As demais candidaturas comunistas são em São José dos Cordeiros (três vereadores), Alhandra (dois vereadores), Igaracy (dois vereadores), João Pessoa (dois candidatos: Nalda Souza e Nai Gomes), Monteiro (dois vereadores) e, por fim, Nova Floresta (com uma candidatura à Câmara Municipal).