Na tarde desta sexta-feira (09), um avião caiu na área do bairro Capela, em Vinhedo, no interior de São Paulo. A VOEPASS Linhas Aéreas informou que a aeronave, que operava o voo 2Z2283, transportava 58 passageiros e 4 tripulantes.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência às 13h28 para a rua João Edueta, nas proximidades da rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou sete equipes para o local.
Além do Corpo de Bombeiros, equipes da Polícia Militar e da Defesa Civil do estado estão no bairro Capela, em Vinhedo.
A aeronave, um turboélice ATR-72 de fabricação europeia, tem capacidade para 68 passageiros e foi entregue em 2010. Pertencente à empresa VOEPASS, anteriormente conhecida como Passaredo, o avião havia decolado do aeroporto de Cascavel com destino a Guarulhos. O voo estava previsto para durar 2h10, com chegada programada para as 13h50.
A companhia está fornecendo informações a todos os passageiros, familiares e colaboradores através do telefone 0800 941 9712, que está disponível 24 horas por dia.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo (Voepass), de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira.
Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) estão seguindo para o local para realizar a Ação Inicial da Ocorrência.
A Prefeitura de Vinhedo informou que não há sobreviventes no acidente. Apesar da aeronave ter caído em uma área residencial, nenhuma pessoa em solo ficou ferida.
Este é o primeiro acidente aéreo comercial em 17 anos, desde o ocorrido com um Airbus A-320 da TAM em Congonhas, São Paulo, em julho de 2007.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da queda, veja:
🚨 URGENTE:
IMAGENS DO GRAVÍSSIMO ACIDENTE AÉREO OCORRIDO AGORA A TARDE EM VINHEDO pic.twitter.com/Gaa5m6iX79
— Jornal do X (@JornaldoX) August 9, 2024