O Centro de Educação da Polícia Militar, unidade responsável pelo ensino e instrução da corporação, dá mais um passo no fortalecimento da atuação dos policiais. É que o órgão está redefinindo e consolidando a doutrina de ensino da corporação, algo que impacta diretamente os policiais que estão em formação, cursos, treinamentos ou instruções.
Nesta segunda-feira (15), o diretor do Centro, coronel Pablo, reuniu 100, dos 300 professores e instrutores do CE. O objetivo é iniciar o Curso de Formação de Formadores, que irão atuar diretamente nos cursos da instituição como os Cursos de Formação de Soldados, Sargentos, Oficiais, entre outros, como estágios e cursos operacionais. “Esse trabalho, feito a partir da determinação do nosso comandante-geral, o coronel Sérgio Fonseca, já teve outras ações: todo material didático foi apresentado por uma plataforma digital, fizemos ainda a revisão de ementas dos cursos, manuais das disciplinas e normas educacionais. Nesta segunda-feira tivemos a aula inaugural da primeira turma do grupo de formadores, que irão desenvolver os trabalhos para aprimorar a docência”, explicou o coronel Pablo.
“O objeto maior é fortalecer, com a doutrina atualizada e moderna que montamos, a capacitação mais qualificada para que os nossos instrutores formem e treinem cada vez melhor os nossos policiais da atividade fim”, destacou o diretor. Além dos 100 formadores neste primeiro momento, outros 200 passarão pelo Curso. Nesta segunda, a aula inaugural aconteceu no Auditório do Colégio da Polícia Militar.
Dados – Em 2023, a Polícia Militar através do Centro de Educação treinou, capacitou e formou mais de 8.500 policiais para atuação cada vez mais qualificada, resultado em aumento da apreensão de armas de fogo, operações, prisões e prevenção dos delitos. Ao todo, cerca de 200 cursos, estágios, instruções, capacitações, seminários, palestras foram lecionados para policiais e até agentes de outras Forças de Segurança da Paraíba e do Brasil.