Campina Grande viveu uma verdadeira maratona de Festivais de Quadrilhas, que encantou e emocionou os forrozeiros d’O Maior São João do Mundo. A Pirâmide do Parque do Povo e o Pátio de Eventos do Novo Parque Evaldo Cruz foram palco dos mais belos espetáculos, que contaram histórias e mostraram a beleza da cultura do Nordeste.
A temporada de festivais foi encerrada na noite desta segunda-feira, 17, com o Festival das Estrelas – Etapa Campinense, que elegeu, na competição, as categorias: casal de noivos, casal junino, rainha e rainha diversidade. Cores, brilho e desenvoltura se fizeram presentes nas apresentações, que fizeram o público vibrar.
Ao longo da Etapa Campinense, as quadrilhas “Arraiá do 40”, “Escurrega mai num cai”, “Rojão do Forró”, “Filhos de Campina”, “Moleka 100 Vergonha”, “Arraial em Paris”, “Flor de Lampião”,”Expressão Junina”, “Baião D2”, “Mistura Gostosa” e “Cestinha de Flores” estiveram participando das competições.
Todos os Festivais, tanto as Etapas Agreste como as Etapas Campinense, contaram com o apoio da Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), e se consolidaram como eventos culturais de suma importância durante O Maior São João do Mundo.
Os Festivais são realizados pela Associação de Quadrilhas Juninas de Campina Grande (Asquaju/CG) e tiveram o recurso histórico da gestão municipal, que investiu R$ 300 mil para o fomento e incentivo das tradições das quadrilhas juninas da Rainha da Borborema.