Patos recebeu, na noite do último sábado, 1° de junho, a etapa inicial do Festival de Quadrilhas Juninas da Paraíba (Paraíba Junino), promovido pela Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba (FEQUAJUNEPB), em parceria com a Associação de Quadrilhas Juninas de Patos (AQJP) e apoio da Prefeitura Municipal de Patos e do Governo do Estado da Paraíba.
O evento ocorreu no ginásio do Centro Universitário de Patos (UNIFIP) e contou com as presenças do Prefeito de Patos, Nabor Wanderley; do Presidente da FEQUAJUNEPB, Genilson Félix; da Secretária de Cultura e Turismo de Patos, Germana Wanderley; da presidente da AQJP, Lana Escarião, além de representantes do Sebrae-PB, que promoveu o desfile junino, evento que deu início ao Paraíba Junino.
Da etapa de Patos se classificaram três quadrilhas juninas: Pé de Moleque, em 1° lugar; Explosão Patoense, em 2° lugar; Rosa dos Ventos, do Junco do Seridó, em 3° lugar. Todas elas que representarão a regional nas etapas finais do Festival, em João Pessoa, nos dias 15, 16 e 17 de junho.
A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, Secult, já firmou parceria com a AQJP, disponibilizando quatro ônibus que farão os deslocamentos das quadrilhas juninas do município, classificadas para as etapas de João Pessoa, uma parceria bastante comemorada pela Presidente da Associação, Lana Escarião.
“A Associação das Quadrilhas Juninas abraça o Paraíba Junino há vários anos, sempre com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura, até porque, sem o apoio a gente não teria condições de fazer um evento grandioso com este”, destacou Lana.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, falou da importância da parceria com a AQJP e da realização do evento para gerar empregos, trazer desenvolvimento e manter viva a cultura nordestina através das quadrilhas juninas.
“Eu quero parabenizar a todos os organizadores e presidentes de quadrilhas juninas, pelo trabalho e dedicação. A gente sabe que não é fácil, mas por outro lado a gente vê a importância desse trabalho, porque envolve costureiras, envolve o comércio e essa juventude, gerando oportunidades, trazendo progresso e desenvolvimento e, o mais importante, a gente consegue manter viva a cultura nordestina através das Quadrilhas Juninas”.
Decoração do São João no Centro de Patos
“Nós estamos correndo. Ainda esta semana a gente já começa com toda a decoração, vamos fazer com que a cidade entre nesse clima junino, que possa respirar São João durante todo o mês, que é bom para a cidade e para o comércio também”, concluiu o Prefeito.