O viaduto das Três Ruas, que visa ligar o bairro dos Bancários à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, terá o nome do fundador e primeiro Diretor Geral do Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba (DER-PB), o engenheiro Serafim Rodriguez Martinez. A homenagem foi confirmada em publicação do Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira (29).
Para a construção da ponte, foram investidos R$ 15,8 milhões. A obra de mobilidade de urbana tem como objetivo desafogar o trânsito dessa região, que registra engarrafamentos diários, principalmente nos horários de pico pela manhã e no final da tarde.
Foram construídas 30 vigas para o viaduto, que deverá ter mais de 100 metros de cumprimento e quatro faixas (duas de cada lado) para circulação de veículos, além de espaços para pedestres e ciclistas. A obra ligará o futuro ‘Parque das Três Ruas’, nos Bancários, ao anel externo do campus I da UFPB.
Sobre o Homenageado
O DER-PB foi criado no dia 26 de junho de 1946, durante o Governo do Interventor Federal na Paraíba, Odon Bezerra Cavalcanti, por meio do Decreto Lei n.º 832, em decorrência da Lei Joppert, que instituiu o Fundo Rodoviário Nacional. Tinha a forma jurídica de autarquia e estava subordinada à extinta Secretaria de Viação e Obras Públicas. O engenheiro Serafim Rodriguez Martinez, que dará nome a nova ponte, foi o fundador e também o primeiro Diretor Geral do DER.