A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (15) as Operações Sordidume Prime, com o objetivo de combater organizações criminosas dedicadas ao tráfico internacional de drogas e armas, evasão de divisas, falsificação de documentos públicos, tortura, dentre outros crimes.
Foram cumpridos mandados simultaneamente nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraíba, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Na Paraíba, foram cumpridos mandado de prisão temporária e de busca e apreensão. Em João Pessoa, um piloto de aeronaves foi preso em uma residência localizada na avenida Presidente Café Filho, no bairro do Bessa. Além da prisão, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, documentos e dois veículos.
De acordo com a PF, o grupo investigado remetia droga a países da América Central. É estimado que tenha havido o transporte de pelo menos 6 toneladas de cocaína no decorrer dos aproximados três anos de investigações.
Para movimentação e ocultação dos valores e bens de origem espúria, o grupo utilizava doleiros atuantes na fronteira do Brasil com países vizinhos, além da criação de empresas de fachada, negócios dissimulados e pessoas interpostas.
Ao todo, foram empenhados 273 policiais federais para o cumprimento de 64 Mandados de Busca e Apreensão, 25 Mandados de Prisão Preventiva, 11 Mandados de Prisão Temporária, sequestro de cerca de 90 imóveis identificados e bloqueio de bens e valores em desfavor de cerca de 80 pessoas e empresas envolvidas.