Uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco nesta quinta-feira (25) prendeu seis pessoas suspeitas de corrupção, comunicação falsa de crime, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Um dos alvos dos mandatos de prisão, um servidor do Tribunal de Justiça de Pernambuco, foi preso no bairro da Torre, em João Pessoa, por volta das 5h da manhã.
De acordo com as investigações, os servidores públicos obtinham vantagem indevida utilizando o cargo que ocupam. O chefe da organização criminosa fazia uso do certificado de uma juíza aposentada para expedir alvarás falsos.
Com isso, o dinheiro de disputas judiciais era transferido para uma terceira pessoa, que não tinha a ver com o processo, e fazia a distribuição do dinheiro. A investigação foi iniciada em outubro de 2023 e apontou que a juíza citada não tinha conhecimento sobre os crimes.
O analista jurídico preso nesta quinta já estava afastado das funções no TJPE por causa de um processo administrativo relacionado a essas condutas criminosas. O servidor deve passar por audiência de custódia e ficar à disposição da Justiça.