A Secretaria de Saúde de Campina Grande ampliou a faixa etária da vacinação da Dengue para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade. A mudança já começa a valer a partir desta quinta-feira, 18 de abril. Antes, a imunização era ofertada apenas para o grupo de 10 a 14 anos de idade.
A vacinação está acontecendo nas Policlínicas e nos Centros de Saúde, nos períodos da manhã e da tarde. O esquema vacinal é dividido em duas doses, com intervalo mínimo de três meses entre a primeira e a segunda. A vacina Qdenga é aplicada via subcutânea, geralmente no braço.
O imunizante protege contra as formas graves da doença e os principais tipos da Dengue. Até o momento, a cidade já aplicou mais de mil doses no público anteriormente contemplado, que era de 10 a 14 anos. Esse grupo foi o primeiro por ser o mais vulnerável às formas graves da doença. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a aplicação da Qdenga em pessoas de 4 a 59 anos. As faixas etárias vão ser expandidas paulatinamente.
O cenário epidemiológico na cidade é de estabilidade, mas exige atenção. No primeiro trimestre do ano foram notificados 1.099 casos suspeitos de Dengue, com 41 confirmações e um óbito.
O 2º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAs), realizado no início do abril, constatou que 4,5% das casas vistoriadas apresentaram focos do mosquito, o que configura alto risco de proliferação das doenças transmitidas pelo vetor. Contudo, em função das chuvas e do calor, o índice esperado era ainda maior. Apesar disto, a prevenção deve ser contínua.