O Conde foi o município escolhido para sediar o Iº Circuito Regional de Festivais Esportivos. O evento foi realizado nos dias 05 e 06 de abril em mais uma ação de parceria da Prefeitura de Conde, por meio da Secretaria de Educação com o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de João Pessoa.
Durante os dois dias, profissionais da área de esportes que atuam no município e também de cidades circunvizinhas, participaram de dois momentos específicos voltados para os paratletas. No primeiro dia, um momento de capacitação sobre as modalidades de Atletismo e Bocha e no segundo dia, uma manhã de competições com atletas condenses e de outros municípios.
“A Prefeitura de Conde já tem uma parceria com o Comitê Paralimpíco Brasileiro, onde foram descobertos grandes talentos, nos alunos PCD da rede municipal que também são atendidos pelo CAEE e receber este festival, com jovens paratletas e profissionais de outros municípios que estão conhecendo um pouco mais de nossa cidade e também nossos talentos que vem se destacando em diversas competições”, disse a secretária de Educação, Nadelma Ferreira.
Durante as competições de Bocha e Atletismo, realizadas no sábado, no Estádio Sebastião Ribeiro (Arena Conde), a aluna da Escola Municipal Abelardo Alves e que vem se destacando na modalidade atletismo, Grazielly Vitória, falou da alegria de participar do festival. “Estou treinando muito e sempre participando dos festivais e agora aqui no Conde, estou encontrando vários amigos de outras competições”, disse a estudante.
Gustavo Félix, Supervisor do Centro de Referência Paralímpico de João Pessoa ressaltou que “os dois dias do Festival foram de total aproveitamento para os profissionais e também para os paratletas que tem se superado a cada ação promovida. O Conde se destaca pelo apoio e incentivo que a Prefeitura oferece aos atletas e desta forma, vamos trabalhando e descobrindo novos talentos com força e determinação para participarem de competições maiores”, disse.
Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro, o município de Conde é uma escolha estratégica, em virtude das ações que já são realizadas ao desenvolvimento do esporte, além da grande participação de crianças e adolescentes da cidade nos festivais já realizados em outras oportunidades.