O coordenador do Grupo Nacional do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) nacional do Partido dos Trabalhadores, o senador Humberto Costa, (PT-PE), afirmou, em entrevista à CBN Paraíba nesta sexta-feira (15), que forças externas querem minar a candidatura própria do partido em João Pessoa.
Na quinta-feira (14), Costa assinou nota pedindo a suspensão do processo local de definição de tática eleitoral do PT na capital. Ou seja, as prévias para escolha do pré-candidato da legenda foram canceladas.
Segundo o coordenador, a decisão de suspender a realização das prévias teve como propósito proteger a sigla e evitar conflitos. Ao jornalista Felipe Nunes, ele negou a possibilidade de intervenção e se manifestou contra qualquer aliança com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), no primeiro turno.
“Bem, na verdade, nós tivemos uma reunião com o presidente Lula nessa semana, onde nós discutimos o processo eleitoral no Brasil inteiro, e nessa reunião nós identificamos alguns municípios onde era necessário uma atenção especial por parte da direção do Partido (…) o caso de João Pessoa, porque devido aos últimos acontecimentos, retirada de candidaturas, decisão de fazer prévia, tem um potencial muito grande de termos aí um conflito muito grande. Então, nesse sentido, não houve uma decisão da direção nacional. Houve um pedido de uma indicação do GTE, que eu encaminhei à presidenta Gleisi, no sentido de que esses municípios, a condução do processo fosse feito pela direção nacional”, declarou o senador.
O documento com a determinação de cancelar as prévias foi endereçado ao presidente municipal do PT, Marcos Túlio. A disputa interna estava prevista para acontecer em 7 de abril.
Na última segunda-feira (11), o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) desistiu de participar da escolha interna do Partido dos Trabalhadores, na qual disputaria a cabeça de chapa com Cida Ramos (PT), entre outros nomes. De acordo com a nota desta quinta, a tática eleitoral de João Pessoa será discutida pelo Diretório Nacional, em reunião marcada para acontecer no dia 26 de março.
“Na condição de coordenador-geral do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) nacional do PT, após consulta à maioria dos integrantes daquele colegiado e diante da relevância do processo eleitoral em várias cidades do país para o projeto nacional do PT , entre as quais se inclui João Pessoa, encaminhei à Direção Nacional do partido, com base na Resolução CEN de 28 de setembro de 2023, que a tática eleitoral deste município seja discutida pelo Diretório Nacional em sua próxima reunião a ser realizada no dia 26 de março do corrente”, destacou o comunicado.
Assista à entrevista de Humberto Costa AQUI.
Redação com Jornal da Paraíba