O secretário de Obras da Prefeitura de Campina Grande, Joab Machado, em entrevista nesta quarta-feira (15) ao programa Jornal do Meio Dia da Campina FM, explicou e detalhou as obras que estão sendo realizadas por toda cidade; os contratos e licitações novos que estão transformando a Rainha da Borborema em um verdadeiro canteiro de obras, modificando a vida da população com mobilidade urbana, qualidade de vida, com as revitalizações de espaços antigos, como é o caso do Parque Evaldo Cruz, além da abertura de novas avenidas, como a Félix Araújo e Plínio Lemos, que conectam os vários bairros de Campina Grande.
“Em 2023 passamos por uma série de contratações e licitações novas, além da continuidade das obras que já estavam em andamento, principalmente da parte de infraestrutura e pavimentações de ruas. Neste momento temos cerca de R$ 140 milhões de reais em vigência, em contratos nos mais diversos tipos de obras, principalmente na parte de infraestrutura urbana, que são eles as pavimentações de ruas, com aproximadamente 100 ruas, que já começamos a executar na Zona Leste da cidade, vamos entrar agora no Novo Horizonte, além do distrito de Galante que já está em andamento e São José da Mata, que estamos iniciando”, explicou Joab Machado.
Durante a entrevista, Joab enfatizou que além das pavimentações, grandes obras estão em execução, como é o caso do Canal de Bodocongó que está na segunda fase, a revitalização do Parque Evaldo Cruz, avenidas Félix Araújo e Plínio Lemos. Além disso, o secretário ressaltou o serviço de drenagem na Zona Sul da cidade, próximo ao Distrito dos Mecânicos, e os contratos que ainda estão por vir. A gestão trabalhou ao longo dos anos um planejamento em conjunto com as secretarias para que todos os projetos fossem executáveis e fechados, facilitando a atração de boas empresas para executá-los.
“Tivemos uma resposta muito boa na atração das empresas para a realização das obras e esse é um dos principais fatores que garantem continuidade às construções de grande porte, seja ele físico, financeiro ou os dois ao mesmo tempo. É um trabalho de planejamento entre secretarias para entregar o melhor para a população”, reforçou o secretário.
O secretário reforçou para os ouvintes a primeira etapa que será entregue do Parque Evaldo Cruz, que está previsto para o mês de maio, para o Maior São João do Mundo. Neste contexto, o foco da edificação nesta primeira fase é a ligação do antigo Açude Novo com o Parque do Povo, por meio do viaduto que já está sendo realizado com todo o trabalho de concretagem, além das outras frentes de serviço, como é o caso do obelisco, que também está sendo revitalizado por meio de um tratamento, além da lâmina d’água e toda estrutura ao entorno e as fontes luminosas, o pátio de eventos coberto, escadarias e as áreas de cooper.