O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), ao analisar os recentes resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que apontou a região Nordeste como líder no ranking das redações nota mil no Brasil, demostrou alegria com o fato, tento em vista que das 60 redações nota mil do Enem, 25 saíram da nossa região, o que representa um avanço no setor educacional, apesar das significativas desigualdades econômicas e sociais ainda existentes no Nordeste quando comparado a outras regiões do país.
“Com todo o respeito aos estudantes das demais regiões do nosso Brasil, mas é muito bom ver alunos nordestinos se destacarem, como sendo os que detém das melhores redações do País. Apesar de reconhecermos e lutarmos por cada vez mais investimentos na educação, pois entendemos que esse é o principal setor responsável pelo desenvolvimento de qualquer País, fica aqui registrado nossos parabéns aos estudantes nordestinos pelo destaque alcançado”, disse o senador.
As redações nota mil do Enem 2023 saíram de seis estados do Nordeste: Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A Região Sudeste ocupa o segundo lugar, com 18 textos nota mil, com destaque para os estados de Rio de Janeiro (7) e São Paulo (7). Depois vem o Sul, com sete redações. Logo atrás, empatados, estão o Centro-Oeste e o Norte, ambos com cinco.