A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SES), efetuou, nesta sexta-feira (29), a entrega das reformas da Unidade Básica de Saúde do Monte Castelo. A reforma desta unidade é mais um capítulo da série de realizações da gestão no sistema de saúde da cidade ao longo do ano, onde registram-se construção, relocação e reforma de unidades, assim como a entrega do novo Hospital Padre Alfredo Barbosa.
A Unidade Monte Castelo passou por um processo de reforma nas instalações elétricas, hidrossanitárias (pontos de água e esgoto), troca de vasos sanitários, torneiras, instalação de bancadas com lavatórios, troca de portas e de revestimento nas paredes e piso, pintura, aplicação de forro em gesso e adaptação do wc para PCD.
“Concluímos o exercício de 2023 com ações na área da saúde, que só vem beneficiar nossa população. Entregamos há poucos dias um novo hospital e, agora, para fechar o ano, estamos entregando uma unidade totalmente reformada que vai beneficiar um contingente significativo de nossa população. As Unidades Básicas são, de certa forma, a porta de entrada dos cidadãos ao sistema de saúde, sendo aquelas que vão investir na saúde da família, nas ações preventivas e no cuidado imediato. É um orgulho poder entregar equipamentos tão necessários à preservação da saúde e dar seguimento aos investimentos na qualidade de vida da população”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.
Para essas melhorias foram investidos 245.000 reais, oriundos de recursos próprios.
A Unidade conta, em sua estrutura, com consultórios médico, multiprofissional e de enfermagem com WC anexo, um consultório odontológico, sala de curativo, de vacina, de esterilização, de injetáveis, wc para funcionários, wc para usuários acessível e regular, copa, expurgo, almoxarifado, DML e sala de recepção e espera.
A área de abrangência da USF atende a 1027 domicílios com 2530 usuários cadastrados, que são atendidos por uma equipe composta por 06 Agentes Comunitários de Saúde, 01 Assistente Social, 01 Médico de Saúde da Família e 01 Pediatra, 01 Nutricionista, 01 Dentista e 01 Enfermeiro, assim como 01 Técnico em enfermagem e 01 Auxiliar em saúde bucal.