Um grupo de empresários paraibanos lançou, na manhã desta sexta-feira (25), campanha solidária para ajudar o Hospital Padre Zé, localizado em João Pessoa. A ação é uma iniciativa de Roberto Santiago e inclui auxílio financeiro por três meses, assessoria administrativa e operacional para resgatar a credibilidade da instituição e ampliar a oferta de serviços.
Além disso, foi anunciada uma ação para arrecadar fundos para a instituição, a partir da venda das “Velas do Padre Zé” nos shoppings Manaíra, Mangabeira e Tambiá, a ser iniciada neste sábado (16). O dinheiro arrecadado com a venda do material contribuirá para amenizar a situação financeira do hospital.
“Temos que ter atenção por aqueles que mais precisam e não podem deixar de ser atendidos. A ideia inicial foi reunir pessoas que tivesse uma condição boa para permitir essa travessia, de uma certa forma estável, e a partir de então o hospital conseguir seguir por conta própria. Toda doação é super importante, o que puder doar é essencial. Inicialmente eram 10 empresários, só que esses empresários conheciam outros, que foram se incorporando ao projeto e chegamos a 30, mas não é um clube exclusivo. Quanto mais pessoas puderem se engajar melhor”, explicou o advogado Pedro Pires.
Atualmente, o Hospital Padre Zé passa por um processo de alteração em seu estatuto, para ser transformado em uma fundação. Dessa forma, haverá maior transparência dos atos administrativos, as decisões serão tomadas através de um colegiado e o Ministério Público poderá fiscalizar a execução orçamentária.
De acordo com o atual administrador do hospital, padre George, após a mudança, a administração não ficará concentrada em uma única pessoa. Para o religioso, a união dos empresários paraibanos é fundamental para recuperar a credibilidade do Hospital Padre Zé.
“Além do apoio financeiro, a presença moral, a credibilidade, a força moral que esses empresários têm, de abrir fronteiras, sensibilizar a sociedade. Agora é um novo tempo. O que aconteceu está nas mãos da justiça. Nós vamos lutar para restaurar a credibilidade da instituição. Esse processo de resgate passa pela transparência, honestidade, somatório de forças, colaboração com tudo que a justiça vem solicitando. Tenho absoluta convicção de que a curto prazo nós vamos restaurar essa credibilidade, porque a crise financeira está atrelada a uma crise moral”, declarou o padre.
Empresários que estão contribuindo com a campanha:
Roberto Santiago (Manaira e Mangabeira Shopping)
Leonel Freire (São Braz)
Clodoaldo Soares de Oliveira (Grupo Soares de Oliveira)
Eduardo Soares de Oliveira (Açucar Alegre)
Odilon Amorim (Construtora Galvão Amorim)
Lavanerio e Sérgio Duarte (LS Hotel)
George Crispin (Construtora GHC)
Serafin Ribeiro (Control Construções)
Eduardo Carlos (Sistema Paraíba de Comunicação
Roberto Cavalcanti e Beatriz Ribeiro (Sistema Correio)
Hugo Ximenes (Construtora Mashia)
Rodrigo Borba (Frutas Doce Mel)
Roberto Rodrigues Amorim (LDF)
André Ferreira Costa (Ferreira Costa)
Henrique Lara (Projecta Mat construção)
Baruck Amorin (Shopping TAMBIÁ)
Júnior Evangelista (Oceana Hotel)
Haroldo Marinho (Motorola)
Walter Wlysses (Cartório Hermes Brandão)
Leneida Tavares (Grupo Mangai)
Waldomiro Ribeiro (Camar)