No dia em que Cabedelo celebra seus 67 anos de emancipação política, a população ganha um novo e moderno Hospital Padre Alfredo Barbosa. A Unidade passa a funcionar no bairro à rua Municipalista Pedro Silva Coutinho, em Camalaú, em um prédio amplo, confortável e equipado com toda tecnologia e recursos necessários para melhor assistir ao cabedelense.
A nova estrutura do HMMPAB foi planejada para otimizar os fluxos e promover a melhor assistência ao paciente, desde a entrada até o momento da alta hospitalar. Contando com consultórios individualizados e equipados para o melhor diagnóstico, com salas de administração de medicamentos confortáveis, uma rede de apoio fortalecida, com a equipe multiprofissional capacitada e com seus consultórios individualizados.
O prédio do Hospital foi entregue nesta terça-feira (12) pelo prefeito Vitor Hugo. O equipamento será referência em atendimento de baixa e média complexidade e vai contar com uma UTI de alta complexidade com 7 leitos (6 normais e 1 de isolamento), 4 leitos Unidade de Cuidados Intermediários NeoNatal (Ucin), 9 leitos de enfermaria de internação (8 normais e 1 de isolamento), 4 leitos de enfermaria cirúrgica, 7 leitos de observação, 7 leitos de enfermaria pediátrica (6 normais e mais 1 de isolamento), 8 leitos de enfermaria maternidade, 2 salas de PPP (Pré Parto, Parto e Pós Parto), 2 leitos de observação pediátrica, 2 salas de estabilização adulto, 1 sala de estabilização pediátrica, além de toda uma composição que gere esses serviços administrativamente, beneficiando toda a população cabedelense.
“Estamos muito emocionados pois lembramos que são tantas pessoas, parceiros e amigos que participaram deste sonho. Queremos agradecer a Deus por todos os funcionários que trabalharam sem parar para entregar esta obra assim tão magnífica. A transferência e transição serão gradativas, mas o Hospital já terá seu funcionamento inicial a partir de amanhã. Não se trata de um serviço novo, pois ele já existe e funciona a contento; os filhos de Cabedelo já nascem em Cabedelo e os procedimentos cirúrgicos são realizados diuturnamente no Hospital Padre Alfredo. Porém, agora contamos com uma estrutura ainda mais moderna, humanizada e qualificada para atender a população com equipamentos de tecnologia de ponta. Aqui é Cabedelo. E em Cabedelo, a saúde é para os cidadãos”, destacou o prefeito Vitor Hugo.
Com 2.483 m², o prédio funcionava como Anexo da Policlínica Municipal e já foi o Hospital Geral do município, deixando de funcionar há cerca de 25 anos.
A secretária de Saúde de Cabedelo, Irani Soares, comentou com satisfação sobre a inauguração do Hospital e o impacto que vai causar no setor de saúde do município.
“Estamos inaugurando um novo prédio, uma nova estrutura, moderna e com capacidade de receber de forma humanizada e qualificada para acolher e tratar o cidadão cabedelense e até pacientes de outros municípios, utilizando equipamentos de alta tecnologia. O serviço já existia, mas com a implantação dos leitos de UTIs e Ucins, a nossa demanda destes serviços em outras cidades diminuirá consideravelmente. E, particularmente, essa é a realização de um sonho e simboliza a luta de todos nós. Acompanho tudo há muito tempo e sou sabedora da necessidade da população que merece esse presente”, ressaltou a secretária.
Qualidade no atendimento – O novo Hospital está reformulado e com equipamentos de última geração, como incubadoras e berços aquecidos acoplados a toda estrutura completa, além dos focos cirúrgicos modernos e um novo equipamento de Raio X totalmente instalado e pronto para atender à população.
A Unidade dispõe de importantes áreas, a exemplo da agência transfusional, farmácias satélites para otimizar a dispensação de insumos com a maior agilidade e segurança na promoção da atenção e assistência aos usuários, como também salas totalmente equipadas para a melhor experiência no parto.
Além disso, possui uma das mais avançadas UTIs em funcionamento do Estado e bloco cirúrgico ampliado para 3 salas disponíveis e equipadas para as mais diversas especialidades.
Para mais segurança às gestantes cabedelenses, o novo Hospital também dispõe de Ucin, espaço totalmente dimensionado, projetado e equipado com a maior tecnologia disponível para garantir ao recém-nascido a melhor assistência e experiência.
“A mudança está sendo realizada por etapas, afinal de contas estamos lidando com vidas. Nos próximos dias se inicia a transição dos setores Administrativos e a realização de consultas, serviços ambulatoriais e pequenas cirurgias. Paralelo a isso, o corpo técnico inicia o processo de integração e adaptação à nova estrutura física. Importante também ressaltar que todos os equipamentos são absolutamente novos, das macas aos equipamentos de raio-x e monitoramento dos parâmetros vitais. Tanto os funcionários, quanto os usuários precisam conhecer e se habituar ao novo ambiente”, arrematou a diretora geral do HMMPAB, Natália Pessoa da Rocha Leal.
Homenagens – Enfermeiras que fizeram parte da história do Hospital e que ajudaram no nascimento de novos cabedelenses estão eternizadas e homenageadas no novo prédio, através da arte de Wills Graffiti. A ação faz parte do projeto Murais Urbanos, que propõe a transformação de muros e espaços públicos em painéis coloridos através de obras de artistas pintores, grafiteiros e muralistas locais.
Pelo muro do Hospital, estão retratadas – ao lado do Padre Alfredo Barbosa, que dá nome à unidade – Eunice Silva de Miranda, uma das enfermeiras fundadoras da pediatria no Hospital Geral; Geralda dos Santos Miranda (in memorian), que atuou na Unidade na década de 70; Rita de Medeiros Aguiar, Maurilene Paz dos Reis e Zuleide de Brito Matias, que também fazem parte da história da saúde de Cabedelo há quase meia década.
A primeira dama do município, Daniella Ronconi, participou ativamente da execução das obras e, principalmente, dos últimos ajustes. Ao falar dessa conquista, ela também comentou sobre as homenagens.
“É com muita emoção que falamos sobre a grandiosidade desse momento nessa data tão importante pra Cabedelo. Queremos agradecer a Deus por poder colaborar com isso. O funcionamento já vai acontecer, graças a uma equipe de guerreiros abnegados que estiveram aqui nos últimos dias e horas. E, nos painéis grafitados, temos uma justa homenagem ao Padre Alfredo que foi o precursor de toda essa história e, ainda, às mulheres que foram importantíssimas na história do hospital e da saúde de Cabedelo”, disse.
A enfermeira Rita de Medeiros Aguiar, aposentada há 24 anos, lembrou sua história de 25 anos com o antigo Hospital Geral de Cabedelo. Ela foi surpreendida pelas netas que lhes mostraram o seu rosto grafitado no mural do hospital.
“Estou muito feliz, emocionada e agradecida com essa homenagem. Sobretudo porque vivi momentos muito especiais aqui. Enquanto enfermeira, participei dos partos de minhas filhas e depois também pude acompanhar os nascimentos de minhas netas. Esse Hospital é muito importante para a sociedade cabedelense e a Prefeitura está de parabéns por reabrir suas portas”, concluiu a homenageada.