A “Operação Jammer”, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (29), cumpriu 15 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva, expedidos pelo juízo da Vara de Entorpecentes de Campina Grande. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas e roubo de cargas em diversas cidades do nordeste brasileiro, especialmente na Paraíba e em Pernambuco.
A operação ainda realizou o bloqueio de 41 contas bancárias e de diversos veículos adquiridos pelos investigados com os lucros obtidos com pela atividade criminosa. Participaram da força-tarefa a FICCO/PB e também as Polícias Militar e Civil.
A ação desta quarta é um desdobramento de um trabalho anterior, a Operação Sol Nascente, que em 2021 desarticulou importante esquema de tráfico interestadual de drogas com diversos Estados do país. Hoje, a atuação policial mirou em novos criminosos e no combate à lavagem de dinheiro e roubo de cargas, este último crime era praticado para fornecer recursos para a traficância de entorpecentes.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosamente e roubo de cargas, cujas penas, se somadas, passam de vinte anos de prisão.
O nome da operação faz referência ao equipamento utilizado por assaltantes para bloquear o sinal dos rastreadores veiculares, normalmente instalados em caminhões de carga, impedindo sua localização.