A 3ª edição da Ecogincana foi concluída na noite desta segunda-feira (30) com a solenidade de premiação das escolas e instituições participantes no auditório da Associação Comercial de Patos, zona central da cidade. Ao todo, 32 toneladas foram arrecadadas neste ano, superando as 16T do ano passado.
Promovida pela Prefeitura de Patos através do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria Municipal de Educação, a Ecogincana tem como objetivo promover uma ação coletiva consciente nos participantes, sobretudo os alunos, sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente através de atitudes sustentáveis. Em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Patos (ASCAP), a ação contribuiu para a destinação correta do lixo gerado pelos participantes.
Mais de 30 instituições, entre escolas da rede municipal, estadual, privada e ensino superior participaram da ação neste ano. Para chegar ao resultado final, o critério adotado pela organização da Ecogincana leva em consideração o total arrecadado por cada instituição dividido pela quantidade de alunos matriculados na escola. Por isso, o pódio neste ano ficou assim:
O prêmio de 1º lugar foi conquistado pela Escola Municipal Sabino Freire, no Bivar Olinto, que arrecadou ao longo do ano, 6.206,5 quilos de material reciclável e faturou um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1 mil. Em seguida, no 2º lugar Municipal Zefinha Mota, nas Sete Casas, arrecadou 2.700 quilos. Já o 3º lugar ficou para a Escola Sesi de Patos, no bairro Salgadinho, que arrecadou 3.568 quilos.
Além da premiação em troféus para o pódio, as escolas que mais vezes acionaram a equipe da ASCAP receberam o troféu de Escola Amiga do Meio Ambiente. E todos os participantes foram agraciados com um certificado de participação.
Participaram da solenidade de conclusão da Ecogincana 2023 compondo a mesa de honra, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, o vice-prefeito, Jacob Souto, a secretária municipal de educação, Adriana Carneiro, a coordenadora do NEA, Marcela Abrantes, a representante da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba, Denise Miranda, a presidente da ASCAP, Maria Nilma Gomes, e os representantes do Poder Legislativo municipal, os vereadores Sales Júnior e Jamerson Ferreira.