O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou, nessa quarta-feira (30), resolução sobre as eleições de 2024. O texto tem como objetivo defender o projeto democrático popular e fortalecer o Governo Lula (PT). Entre os itens, a legenda frisa a possibilidade de uma candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição ao cargo de presidente da República no pleito de 2026.
“O PT nesse terceiro governo Lula, prepara as bases não apenas para um quarto governo Lula, cuja eleição de 2024 é um momento essencial, mas deve buscar consolidar um amplo bloco de alianças na sociedade”, ressalta um trecho da resolução.
A deliberação do PT também veta aliança com candidaturas bolsonaristas nas eleições de 2024. Conforme o texto, as composições políticas autorizadas são com a Federação integrada por PSOL e Rede e com partidos e lideranças que apoiaram Lula no primeiro turno das eleições de 2022.
“É fundamental, neste processo eleitoral de 2024, estimular candidaturas próprias do PT, bem como a construção de alianças partidárias com o campo democrático e popular, cujo centro tático é a defesa do projeto democrático popular e do governo Lula. O PT, como o maior partido de sustentação desse projeto estratégico para o povo brasileiro, deve liderar esse processo de construção”, diz a resolução.