Na última sexta-feira (25), a Secretaria de Finanças (SEFIN) da Prefeitura Municipal de Cabedelo recebeu uma visita técnica da turma do 3° período do curso de Ciências Contábeis e Atuárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que, na ocasião, conferiu o funcionamento da Contabilidade Pública dentro de uma Secretaria de Finanças.
A turma teve a oportunidade de conhecer as instalações físicas do prédio da Sefin e conferir a prática de todo o processo de planejamento, coordenação e controle da administração orçamentária, financeira e contábil do Município, bem como conhecer algumas ações que tiveram resultado positivo na elaboração e execução da política financeira do Município.
O secretário de Finanças de Cabedelo, Ricardo Coelho, fez questão de receber e ciceronear a visita da comitiva de alunos da UFPB acompanhados do mestre em Ciências Contábeis e especialista em Contabilidade Pública, Marcelo Lucena Pinheiro. Ricardo comentou com os visitantes que a contabilidade pública necessita dessa exploração e que se orgulha em ter a pasta que coordena como objeto de estudo.
“Para nós é uma grande satisfação e nos enche de orgulho receber os alunos da UFPB e ouvir que a Prefeitura é referência no ensino da Contabilidade Pública. Isso nos deixa lisonjeados e nos faz entender que a gestão está no caminho certo. Nosso município estará sempre de portas abertas para estas parcerias junto aos centros de ensino e universidades por entender a importância desse gesto”, destacou Ricardo.
Marcelo Lucena Pinheiro na UFPB leciona as disciplinas de Contabilidade para o Setor Público I e II e também a de Prática Pública. Entusiasmado com o trabalho que é realizado em Cabedelo, o professor revelou que essa visita ocorreu devido à orientação do Departamento de Ciências Contábeis e Atuárias (UFPB) e também à indicação de referência de boas práticas por órgãos públicos fiscalizadores.
“Cabedelo é um grande município, e não estamos aqui por motivos políticos, viemos pela organização na administração pública e porque obtivemos informações – junto aos órgãos fiscalizadores – que este seria um dos melhores municípios para visitarmos. E estamos conferindo in loco tudo que nos passaram. Vários responsáveis, cronologia no pagamento, planejamento no orçamento, etc. Essa estrutura orçamentária que vimos foi muito importante, inclusive com a participação de contadores, analistas de sistema, e todos dentro desse processo. Essa atividade de extensão parte do nosso departamento acadêmico e eu me senti na responsabilidade de trazer essa turma para visitar a Sefin, e isso propõe ao aluno um maior entrosamento, conhecimento e oportunidade. Pudemos conhecer cada parte, como se procede, o empenho, a liquidação, o pagamento da despesa e a lisura do processo”, elogiou Marcelo, que também é Especialista em Orçamento Público, Planejamento, Execução e Controle (UFC); Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNIPÊ); Especialista em Métodos e Técnicas Didático-pedagógicas (UNIPÊ); Especialista em Contabilidade Pública (UFPB); Bacharel em Ciências Contábeis (UFPB). Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); professor do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP); e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do IESP e do Curso de Tecnologia em Gestão Financeira da FATEC.
A aluna Pietra Coeli pertence à turma e, por ser cabedelense, era uma das mais entusiasmadas com a visita na Sefin. Ela explicou que a turma já havia visitado um Hospital, mas que esta, porém, seria a primeira visita numa Secretaria de Finanças de uma Prefeitura, e que todos saíram de lá com as melhores impressões.
“Durante a faculdade a gente vê muita teoria e a área contábil é muito extensa, por isso, a universidade é uma porta que pode nos levar a tantos lugares para assim entendermos como funcionam. E, aqui em Cabedelo, tudo nos surpreendeu muito! A organização, como tudo é bem dividido, várias pessoas capacitadas trabalhando de forma correta e, principalmente, a transparência com que tudo ocorre favorecendo especialmente a população”, disse.
Atribuições da Sefin – Dentre as principais obrigações e atribuições conferidas a Secretaria Municipal de Finanças estão: Prestação de assistência direta ao Prefeito, no desempenho de suas atribuições; Assessoramento das secretarias municipais , fundos e demais órgãos em assuntos financeiros; Programação, elaboração e execução da política financeira do Município; Planejamento, coordenação e controle da administração orçamentária, financeira e contábil do Município; Acompanhamento das normas de aplicação do fundo de contas; Controle do sistema de guarda e movimentação de valores; Elaboração, execução e acompanhamento do Plano Plurianual das Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Anual, dentre outras.
A secretaria de Finanças da Prefeitura de Cabedelo está situada na rua Heitor Gusmão, 21, Centro. Mais informações pelo fone (83) 3206-0548.
PMC.