Com apoio do Governo do Estado, 390 atletas distribuídos em 24 equipes disputam, a partir deste sábado (27), às 7h, no ginásio principal da Vila Olímpica Parahyba, na Capital, o 1° Torneio Interestadual de Câmbio. O evento, organizado pela Associação Paraibana de Câmbio, reunirá atletas dos naipes masculino e feminino nas categorias Master (acima de 50 anos) e Sênior (acima de 60) e terá duração de dois dias.
O Câmbio é uma adaptação do vôlei para o público da terceira idade, no qual se joga com a bola presa, onde o participante pode segurá-la e passar para os companheiros de equipes. Pela regra, não é permitido o jogador saltar para arremessar a bola para o campo adversário, o que evita impacto nas articulações e a modalidade tem o objetivo também promover uma melhor qualidade de vida, além de valorizar a convivência por meio do esporte.
“Será uma grande integração entre atletas da Paraíba e Rio Grande do Sul, que terá grande dimensão pelo quantitativo de participantes. A organização agradece ao Governo do Estado pela atenção e o apoio para com os atletas que praticam essa modalidade e, quem ainda não conhece, compareça ao ginásio para ver como ela é praticada”, destacou Valmor Cruz, um dos organizadores.
“Como ex-atleta de voleibol e técnico, fiquei encantado quando vi os idosos praticando o câmbio na inauguração do Parque Parahyba III, em 2022. É uma modalidade que realmente ganhou espaço no sul do país e, aqui, o Governo, contribuiu para o fomento dela, fazendo a alegria dos praticantes, que na sua grande maioria é da terceira idade”, frisou o secretário executivo de Esporte e Lazer, Harlen Vilarim.