Com início no Dia do Folclore, neste dia 22 de agosto, a programação começa pela manhã na Estação Cidadania-Cultura, localizada no bairro das Malvinas, a partir das 9h, com apresentação de Capoeira, com o Mestre Sabiá (um dos pioneiros da Capoeira na Paraíba que também fundou o Conselho de Mestres do Estado), circuitos de jogos e brincadeiras tradicionais do Folclore, com a participação da arte-educado Wênia Sonaly, e apresentação de dança com o grupo de cultura popular Ariús, que tem mais de oito anos de atuação.
No mesmo dia, a Biblioteca Municipal Félix Araújo, localizada no Centro da cidade, receberá a partir das 19h uma contação de histórias, com o poeta Mano Azul, apresentando uma abordagem sobre a obra e a importância do autor Monteiro Lobato na literatura brasileira. Haverá também uma aula temática sobre o Folclore Brasileiro e uma oficina de dança para os alunos do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), com o arte-educador Júnior Brilhante.
Na quarta-feira, dia 23, será o dia da Feira Central receber as ações temáticas da Semana do Folclore, dentro do programa Secult nos Bairros, a partir das 9h. Na ocasião, 50 alunos da Rede Municipal de Ensino serão apresentados, pelo ator e arte-educador, Flávio Guilherme, às lendas e contos tradicionais do Folclore brasileiro, como a do Curupira, da Mula Sem Cabeça, do Boitatá, Iara, Cuca e Saci Pererê. Além disso, no local ainda haverá uma aula temática voltada para as crianças com a historicidade das músicas e danças folclóricas, ajudando-as a entenderem mais sobre a cultura popular na qual estão inseridas, e apresentação folclórica promovida pelos alunos do arte-educador Wagner Gomes, do Centro Cultural Escola Parque – Lourdes Ramalho.
No dia 29 a Biblioteca Municipal, do distrito de Galante, receberá a partir das 9h o músico e também arte-educador, Roninho do Acordeon, com uma aula voltada para os alunos da Rede Municipal de Ensino. O artista vai abordar, através da Sanfona, os aspectos culturais e históricos da música nordestina e seus principais representantes, tais como: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Marinês, entre outros.
O objetivo é, além de demonstrar para os alunos a importância da preservação e valorização da nossa cultura, incentivá-los a aprender e/ou desenvolver seus possíveis talentos artísticos com a divulgação dos cursos ofertados pelo próprio Centro Cultural.
Cordecom.