Uma matéria especial do jornal Valor Econômico desta semana, trouxe uma matéria onde destaca que a cidade de Campina Grande, está no rol das cidades brasileiras com potencial econômico para atrair empreendimentos de grande porte nacionais e internacionais. Segundo Janice Mendes, diretora-executiva da Gouvêa Malls, empresa integrada à Gouvêa Ecosystem, onde coordena projetos desenvolvidos e aplicados em centros de consumo no Brasil e na América Latina, Campina está na mira dos empreendedores de shopping centers.
Segundo a matéria, dados divulgados pelo Censo Demográfico 2022 indicam que 56% dos centros de compra estão localizados em municípios que não são as grandes capitais do país. Em 47,9% deles, tratam-se de estabelecimentos de grande porte. Dos dez shoppings já inaugurados ou previstos para 2023 no Brasil, seis são no interior, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Em um período de dez anos, houve um avanço significativo para localidades menores, já que pesquisas anteriores apontavam uma proporção equivalente da quantidade desses negócios em grandes e pequenas metrópoles. “O público do interior tem o lazer como motivação da ida. Há três segmentos extremamente importantes em um shopping: entretenimento, serviços e alimentação. Quando se olha para o futuro, a busca pelo passatempo no interior é maior do que nas capitais”, avalia Janice Mendes, diretora-executiva da Gouvêa Malls, empresa integrada à Gouvêa Ecosystem, onde coordena projetos desenvolvidos e aplicados em centros de consumo no Brasil e na América Latina.
“O público do interior tem o lazer como motivação da ida. Há três segmentos extremamente importantes em um shopping: entretenimento, serviços e alimentação. Quando se olha para o futuro, a busca pelo passatempo no interior é maior do que nas capitais”, explica Mendes. “O Shopping Partage, em Campina Grande, na Paraíba, é a grande vitrine da cidade: tudo o que acontece é lá. Há um papel de cultura no interior, portanto. Existe um comportamento diferente em relação à alimentação, que recebe um grande incremento e vira o principal consumo nos fins de semana”, afirma a executiva.