O Celeiro Espaço Criativo Cantor Gabriel Diniz segue, até o dia 1º de setembro, com a exposição “Do Sagrado ao Profano”, da artista plástica pernambucana, radicada na Paraíba, Célia Gondim. O tema é explorado e traduzido em suas peças a partir do colorido intenso e traços fortes da Arte Naif.
Os 25 quadros da artista estão expostos na sala Espaço Aberto. O Celeiro é localizado no bairro do Altiplano e fica aberto a visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“Mesmo se tratando de uma temática bastante polêmica e muitas vezes de difícil entendimento, a artista transcende aos conceitos e preconceitos. Seu trabalho flutua sobre outra atmosfera: a da beleza e da leveza de espírito. É pelo colorido intenso da Arte Naif e traços fortes que Célia faz uma narrativa e segue pelo caminho mais lírico e onírico”, explica Ilson Moraes, curador do Celeiro Espaço Criativo.
O curador lança mão da obra do escritor e teólogo Mircea Eliade para traduzir a obra de Célia Gondim. “O homem toma consciência do sagrado porque ele se manifesta, se mostra, como algo completamente diferente do profano. Na perspectiva da artista, a arte é algo sagrado, pois revela uma forma diferenciada de sentir o mundo. Célia Gondim transforma sua produção em algo sagrado pelo esmero, cuidado e dedicação em seu ato de criar”, frisou Ilson Moraes.
Celeiro – O Celeiro Espaço Criativo foi criado para expor e fortalecer a divulgação e comercialização da produção artesanal de artistas de todo o Estado. O espaço é vinculado à Secretaria de Educação e Cultura do Município (Sedec).
Qualquer escola pode agendar uma visita para conhecer o espaço e as peças de arte ou participar de palestras, oficinas, instalações ou exposições promovidas no local.
O prédio fica localizado na Avenida João Cirilo da Silva, nº 850, no bairro Altiplano.
Serviço:
Exposição: Do Sagrado ao Profano;
Artista Plástica: Célia Gondim;
Período: até 1º de setembro;
Local: Celeiro Espaço Criativo/ Sala Espaço Aberto.