A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), vai promover a segunda edição da Semana da Agricultura Familiar, a partir da próxima segunda-feira (24). O evento acontecerá dentro do conjunto de ações do Eu Posso Semear, programa da gestão municipal voltado ao fomento da agricultura familiar pessoense. Serão cinco dias de programação, incluindo feiras, atendimentos de saúde, recreação, atividades educativas e ação solidária.
“Preparamos uma semana bastante especial, pensando nos agricultores atendidos pelo Eu Posso Semear e também na sociedade que, no dia a dia, consome o que é produzido por eles. Muito mais do que celebrar, nosso intuito é chamar atenção para o trabalho realizado no campo, dentro da nossa cidade, destacando a importância da agricultura familiar”, explicou Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa.
A programação terá início na segunda-feira com a “Festa no Campo”, das 8h às 17h, no Sítio Ponta de Gramame, tendo como público-alvo as famílias dos agricultores que moram na região. Pela manhã, serão oferecidos atendimentos de saúde, além de orientações de assistência social e de cuidados veterinários. À tarde, o evento terá continuidade com recreação e serviços de beleza.
Na terça-feira (25), quando se comemora o Dia Mundial da Agricultura Familiar, a programação seguirá em Ponta de Gramame, dessa vez, com a atividade “Aprendendo no Campo”. A ação será destinada a mais de 100 alunos das escolas municipais Doutor João Santa Cruz de Oliveira e Professor João Medeiros, ambas localizadas no Bairro dos Novais. Os estudantes terão uma tarde de experiência extraclasse, para conhecer de perto como acontece a cadeia produtiva da agricultura familiar.
Festa – Já na quarta-feira (26), o Parque Parahyba I, no Bessa, receberá a “Festa da Agricultura Familiar”, das 14h às 21h. Além da tradicional Feira da Agricultura Familiar, com produtos 100% naturais, cultivados e comercializados pelos agricultores atendidos pelo Eu Posso Semear, o evento contará com oficinas, serviços promovidos pela equipe do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) e ainda a Feira Criativa No Balaio.
Solidariedade – Na quinta-feira (27), às 14h, ocorrerá a ação “Do campo para a mesa”. Alimentos colhidos por produtores do Eu Posso Semear, na Zona Rural da cidade, vão compor cestas verdes, que serão doadas para a Associação Promocional do Ancião (Aspan), localizada no bairro do Cristo. A instituição funciona desde 1983, tendo como missão acolher pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, assegurando direitos e garantindo benefícios socioassistenciais, culturais, recreativos e religiosos de forma gratuita e de caráter continuado.
Encerramento – A programação se encerrará na sexta-feira (28), Dia do Agricultor, com a realização da Feira da Agricultura Familiar, das 6h às 11h, na Praça Chateaubriand Arnaud, conhecida como Praça da Rotam, em Manaíra.
Foto: Assessoria.