Uma das medidas complementares ao saneamento urbano mais urgentes é a gestão de resíduos sólidos. É ela que vem ampliar o conceito de cidade preocupada com a sustentabilidade e com a qualidade de vida da população.
Antenada a essa demanda contemporânea, a Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) está em pleno processo de implantação do seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
Uma cidade mais limpa e responsável pelo lixo que produz, através do aprimoramento da coleta regular, da destinação correta dos resíduos e do aproveitamento e reciclagem de materiais. Assim, além da coleta regular, a PMC investe, por exemplo, na coleta dos recicláveis, que é feita por catadores cooperados que recebem capacitação, material de trabalho e contam com um galpão de triagem construído pela Prefeitura.
Os catadores vão até as residências para coletar os recicláveis separados pelos moradores, levam para a cooperativa onde é feito a triagem desses materiais recicláveis e posteriormente vendidos aos comércios e indústrias de recicláveis. Os catadores passam nas residências todas as terças e quintas, no horário de 8h da manhã e 11h da manhã.
Um caminhão de lixo reciclável também realiza coleta em condomínios e no comércio da cidade. Além de reduzir as agressões ao meio ambiente, o projeto ainda gera trabalho e renda.
Elaborado para ser cumprido em etapas, o PMGIRS cabedelense tem como meta inicial promover a conscientização massiva dos responsáveis por empresas e instituições, assim como de todo o conjunto de habitantes, para que seja realizada a Coleta Seletiva no âmbito de lares e demais instaladas no município. As etapas seguintes compreendem as fases de operacionalização do Plano, por meio da logística e do estabelecimento de rotinas.
Primeiramente, enquanto Plano Piloto, uma das etapas está em curso junto à população do Bairro do Poço, onde a equipe realiza visitas residenciais comunicando os moradores sobre o projeto e conscientizando sobre a importância da coleta seletiva para o município.
Gerenciamento – O gerenciamento de resíduos sólidos é um conjunto de procedimentos de planejamento, implementação e gestão para reduzir a produção de resíduos e proporcionar coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destinação final adequada aos resíduos gerados.
Por Resíduos Sólidos Urbanos ( RSU ) entende-se aqueles originários de atividades domésticas em residências urbanas (resíduos domiciliares) e os originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana (resíduos de limpeza urbana). Ou seja, o resíduo sólido é entendido como o material que sobrou após processo de elaboração, consumo ou metabolismo – biológico, social ou urbano, podendo ser ricos em nutrientes orgânicos ou valiosos enquanto matéria-prima em processos industriais.
No primeiro caso incluem-se, por exemplo, os restos de poda que, após processo de trituração, podem vir a ser utilizados como base de compostagem orgânica. No segundo, embalagens descartadas em papel, plástico e vidro, além de derivados do descarte de materiais eletrônicos.