Primeira mulher a conduzir a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) na Paraíba, a procuradora regional Eleitoral, Acácia Suassuna, é uma das mulheres homenageadas pela exposição Mulheres pela Democracia, lançada na sexta-feira (30) pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). A exposição é permanente e ficará aberta à visitação pública no hall da Sala de Sessões, no primeiro andar do edifício-sede do TRE-PB, situado na Avenida Princesa Isabel, 201, Centro, João Pessoa (PB).
O lançamento foi prestigiado pela procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Janaina Andrade, primeira mulher a ocupar essa função no Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba, e pelo procurador-chefe do MPF no estado, Guilherme Ferraz.
A exposição tem como objetivo destacar o papel fundamental das mulheres na consolidação da democracia, sendo protagonistas em momentos históricos importantes na Paraíba nas mais diversas áreas e setores da sociedade. Segundo a idealizadora do projeto, a desembargadora presidente do TRE, Fátima Cavalcanti, a exposição busca resgatar o histórico das lutas das mulheres pela democracia, especialmente das paraibanas, que se destacaram em cargos políticos e em seus projetos. Nas palavras da desembargadora, o projeto pretende “contribuir para o incremento de uma maior participação de mulheres na política, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária”.
O evento de lançamento da exposição foi aberto pela presidente do Tribunal, seguida de uma apresentação cultural de Lili Sanfoneira. Na sequência, a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, fez a conferência de abertura, seguida das falas das integrantes da mesa de honra do evento que destacaram a importância da participação das mulheres nos espaços políticos.
A procuradora regional Eleitoral Acácia Suassuna destacou a necessidade de concretizarmos o verdadeiro sentido da democracia, ou seja, democracia real. “Nós queremos uma democracia não apenas do governo da maioria, que respeite os direitos, mas nós queremos uma democracia com representatividade, com diversidade, com pluralidade”, ressaltou. Ela também destacou trecho da palestra da diretora-geral do Senado, em que Ilana Trombka afirmou que o fato de a representação feminina nas esferas de poder ser muito recente, isso não significa dizer que precisamos esperar mais 2.400 anos, significa que temos que acelerar o processo democrático e isso exige políticas afirmativas.
Acácia Suassuna ainda abordou o slogan Mulheres Inspiram Mulheres pela Manutenção da Democracia, da exposição lançada, lembrando que o ato de inspirar significa desenvolver no outro, de forma absolutamente espontânea, a vontade de fazer algo. “É um despertar de uma força. Que nós inspiremos mutuamente outras mulheres sempre, que recebamos ainda mais inspiração e que a gente consiga dar cada vez mais passos em direção à promoção da igualdade, mas da igualdade em sua feição substancial, em sua feição material, porque só assim atingiremos a verdadeira democracia”, concluiu a PRE.
Fotos: Alexandre Dias|TRE-PB