Para corrigir distorções, tornar a gestão mais eficiente, atrair novos empreendimentos, garantir mais políticas públicas, acessar programas de financiamento, distribuir mais riquezas e favorecer mais justiça social, a Prefeitura Municipal de Guarabira decidiu organizar seu banco de dados – com tecnologia de ponta – a fim de identificar com a maior assertividade aonde moram os cidadãos e em quais imóveis, quais bairros mais cresceram e quais comunidades tem potencial de crescimento, assim como mapear quais os investimentos são mais adequados para cada território. Além de promover correções e condições mais justas para futuras cobranças de taxas e tributos – quem tem menos deve pagar menos e, quem tem mais, deve pagar mais.
Para que isso seja possível, a gestão municipal licitou o serviço especializado e está contratando a empresa Eixo – Soluções em Gestão Pública. O primeiro encontro aconteceu na última quarta-feira (28) e na oportunidade aconteceu o alinhamento do início da primeira etapa de Geoprocessamento do Projeto de CTM: Cadastro Territorial Multifinalitário e PGV – Planta Genérica de Valores, que trará diversos benefícios para a comunidade, como a melhoria da infraestrutura urbana e a valorização dos imóveis.
O CTM é uma ferramenta importante para o planejamento e gestão do município. Ele reúne informações sobre as características do território, bem como sobre as atividades econômicas desenvolvidas na região. Dessa forma, tornar-se-á possível realizar um planejamento urbano mais eficiente e promover o desenvolvimento sustentável. A Planta Genérica de Valores é um instrumento utilizado pelos municípios para a definição do valor venal dos imóveis, ou seja, o valor de mercado para fins fiscais, com a utilização da PGV é possível garantir uma maior transparência nas finanças públicas. Enfim, todos ganham.
“Sem dúvida nenhuma a Prefeitura de Guarabira se tornará uma das mais avançadas do Brasil. Nosso acesso aos programas de investimento e financiamento das esferas pública e privada será muito mais fácil e, todos os cidadãos serão beneficiados com esse trabalho que colocará Guarabira noutro patamar, inclusive corrigindo distorções fiscais ou de qualquer ordem”, explicou o Prefeito Marcus Diogo.
Para a Secretária de Planejamento, Verônica Diogo, a organização da gestão favorece a todos, mas principalmente ao cidadão. “Devemos buscar enxergar Guarabira como uma cidade que cresce diariamente e todos nós precisamos acompanhar esse crescimento, focando na melhoria das políticas públicas e favorecendo novos investimentos públicos e privados. E isso só será possível com organização e planejamento”, pontuou Verônica.
Além dos representantes da empresa Eixo, participaram também da reunião o Chefe de Gabinete Robério Arnaud, o Secretário de Finanças Cláudio Melo, o Secretário de Infraestrutura Murilo Filho, entre outros auxiliares da Prefeitura de Guarabira.
PMG.