Nesta época do ano, é comum a incidência de queimadas em áreas de vegetação. Além dos danos ao meio ambiente, o fogo também pode atingir a rede elétrica, causando interrupções no fornecimento de energia. Entre janeiro de 2022 até maio de 2023 mais de 23 mil clientes de empresas de energia elétrica ficaram sem luz.
A coordenadora de Serviços de Rede da empresa Light, Monique Ferreira, explica que os incêndios podem provocar o desligamento da energia elétrica e queimar equipamentos. “Quando ocorrem episódios de queimadas próximos a rede elétrica, o calor e as chamas danificam as estruturas e equipamentos da empresa. Além disso, quando há interrupção no fornecimento de energia, o tempo para normalizar o serviço é maior, pois é necessária uma parceria com o Corpo de Bombeiros e, consequentemente, a substituição de todos os equipamentos atingidos pelas chamas”.
Monique destaca ainda que a companhia realiza, diariamente, serviços de manutenção preventiva na rede de energia para diminuir a probabilidade desses episódios. “Entre as ações que realizamos, podemos destacar os serviços de poda de árvores próximas à rede elétrica. A empresa ainda realiza aceiros ao redor dos postes e roçadas nas faixas de servidão das linhas de transmissão e distribuição”, finaliza.
A companhia reforça que em casos de incêndios próximos a rede elétrica, as empresas das regiões devem ser acionadas para tomar as medidas relativas à distribuição de energia.