O paraibano Maurício Renato de Souza foi escolhido para assumir interinamente o Ministério de Minas e Energia do Governo Lula até o próximo dia 29. A portaria com a nomeação para o cargo foi publicada no Diário Oficial da União.
Maurício Renato ocupava, desde o dia 8 de fevereiro, a função de Chefe de Gabinete do ministro Alexandre Silveira, no Ministério de Minas e Energia.
Souza é licenciado em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com títulos de estudos avançados pela Universidade de Salamanca na Espanha. É doutorando do programa “Passado e Presente dos Direitos Humanos”, recém-formado em Direito e com aprovação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
Na serviço público, o paraibano atuou como chefe do cerimonial do Governo da Paraíba no primeiro mandato de Ricardo Coutinho (PT), entre os anos de 2011 e 2014. Ainda foi chefe de gabinete da vice-presidência do Senado durante o mandato de Cássio Cunha Lima (PSDB) e Antônio Anastasia (PSD), entre os anos de 2017 e 2021.
Também trabalhou na presidência do Conselho de Saúde do Sistema Integrado de Saúde do Senado Federal (SIS) e no setor de relacionamento com os órgãos do Governo Federal e Assessoramento ao Diretor Jurídico da Presidência do Senado (Fev/2021 a Mar/2022). Além disso, foi chefe de gabinete do Senador Alexandre Silveira (Mar/2022 a Dez/2022).