O vice-prefeito de Curvelo (Minas Gerais), Rodrigo Nascimento, e o secretário de Cultura da cidade mineira, Alair Oliveira, estiveram em Campina Grande nesta semana para conhecer a estrutura d’O Maior São João do Mundo. A secretária de Cultura, Giseli Sampaio, acompanhada de uma equipe técnica da Secretaria de Cultura (Secult), recepcionou a visita institucional dos gestores aos festejos juninos do Município.
No intercâmbio cultural, os visitantes começaram a imersão na última quinta-feira (15), assistindo ao concurso de estrelas juninas, etapa campinense, no Quadrilhódromo, espaço que é umas das novidades da edição de 40 anos d’O Maior São João do Mundo.
Na sexta-feira (16), a visita se estendeu até a sede da Secult, para uma troca de experiências entre os gestores. Em seguida, a comitiva conheceu o Teatro Municipal Severino Cabral, guiada pelo diretor, Carlos Allan Peres, com a presença da vereadora Carol Gomes. As particularidades do prédio, projetado pelo arquiteto autodidata e engenheiro Geraldino Duda, foram apresentadas pela secretária Giseli, que também explicou como o espaço é mantido durante todo o ano.
No período da noite, a comitiva seguiu para o Parque do Povo, onde os visitantes conheceram a cenografia do chamado Quartel General do Forró. Eles visitaram diferentes áreas da festa e foram recepcionados pelo prefeito Bruno Cunha Lima, pela primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima, e pela secretária Giseli Sampaio.
O vice-prefeito de Curvelo, Rodrigo Nascimento, falou sobre a importância cultural que Campina Grande expressa e da grandiosidade do Maior São João do Mundo. Ele disse, que pretende levar um pouco dessa experiência para a cidade de Curvelo.
“Fomos muito bem recebidos, aqui pela Prefeitura, pela secretária Giseli, que nos mostrou muitos lugares. Ficamos muito felizes pela receptividade do povo campinense e também pelas maravilhas que existem aqui na cidade. Pela paixão cultural que a cidade vive, pela integração não só do forró, mas em todas as manifestações artísticas aqui de Campina Grande. E nós pretendemos levar um pouco disso pra nossa cidade, para que possamos melhorar ainda mais a nossa festa, para que ela se torne o maior forró fora do Nordeste, já que o primeiro lugar é aqui em Campina Grande”, declarou Rodrigo Nascimento.
O secretário de Cultura de Curvelo, Alair Oliveira, destacou ainda o sentimento de agradecimento, por ter a oportunidade de visitar e aprender com a cidade de Campina Grande.
“Campina Grande respira cultura e isso está, realmente, muito inserido na vida das pessoas. Campina é um grande exemplo para todo o Brasil e me dá orgulho ver que nós temos uma habilidade tão avançada nos aspectos culturais aqui no Brasil. Quero levar para Curvelo essa atenção aos detalhes e a forma como a cultura é valorizada em um grande evento como este, onde temos grandes artistas, grandes shows. Mas, ao mesmo tempo, as tradições não ficam de fora. Isso é muito bom e com certeza é uma das coisas que nós estamos absorvendo e vamos levar para lá”, afirmou o secretário.
Codecom.