Um seminário para discutir desafios e oportunidades na gestão das águas e duas audiências públicas – uma com foco na participação feminina na questão do clima e outra que irá debater a agenda de mudança climática e governança local – marcam o calendário de eventos da Virada Parlamentar Sustentável nesta quinta-feira (15). Movimento criado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) com a parceria de mais de 30 organizações da sociedade civil, a Virada está organizando um “junho verde”, com uma série de eventos cujo objetivo é mobilizar o Congresso Nacional no tema da sustentabilidade.
Com a participação de diversas lideranças femininas, como a senadora Leila Barros (PDT); a indígena Txai Suruí; Vandana Shiva, filósofa, física, ecofeminista e ativista ambiental indiana; e Mônica Sodré, CEO da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, além da ex-ministra do Meio Ambiente e Co-Presidente do International Resource Panel – ONU, Izabella Teixeira, e da secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Ana Toni, a Audiência Pública Mulheres pelo Clima vai compartilhar experiências e vivências no enfrentamento das mudanças climáticas, com o objetivo de, a partir de experiências diversas, encontrar meios de ampliar o debate e os olhares.
A opção de um recorte de gênero para discutir a questão do clima foi feita porque diversas pesquisas apontam as mulheres como sendo as mais afetadas pela crise climática.
Ainda dentro da questão do clima, outra Audiência Pública do dia servirá como plataforma para aprofundar o debate sobre a agenda da crise climática que é tratada pela governança local. O encontro será focado nas Propostas de Emendas à Constituição (PECs) 233/2019 e 37/2021 e no Projeto de Lei (PL) 4129/2021, que trazem propostas voltadas para a inclusão da segurança climática na Constituição e estabelecimento de diretrizes para planos de adaptação às mudanças climáticas. Esse evento é resultado da articulação do IDS, Ethos, Conectas, Clima de Eleição, ICLEI, Alana, e da senadora Leila Barros (PDT-DF), liderança do PSOL e da deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ).
Organizado pela deputada Duda Salabert (PDT-MG) em parceria com o Grupo de Trabalho Água da Frente Parlamentar Ambientalista e o Observatório da Governança das Águas, o seminário Desafios e Oportunidades para a Gestão das Águas no Brasil discutirá os cenários possíveis para a gestão dos recursos hídricos no país. O evento ocorre na esteira da recente Conferência de Água da ONU e tem como objetivo alinhar as estratégias de gestão de recursos hídricos do Brasil às metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.
Agenda
A agenda de eventos da Virada Parlamentar Sustentável, que teve início no dia 5 de junho e se estende até o dia 29 de junho, com atos, debates, seminários, exposições, audiências públicas e mesas redondas cujas propostas são fazer uma inflexão profunda na política socioambiental brasileira, rumo a uma nova visão de futuro que coloque efetivamente o país na liderança mundial dos temas da sustentabilidade, pode ser acompanhada pelo site da Virada Parlamentar. Após o mês de atividades, o movimento vai acompanhar e monitorar os resultados alcançados.