Jundiaí (localizada a 65 quilômetros de São Paulo) será a única representante brasileira em um evento internacional promovido pela “Children & Nature Network”, instituição norte-americana que elege práticas incentivadoras do contato e conexão entre as crianças e natureza.
A cerimônia de apresentação das melhores propostas será de 12 a 15 de junho, em Denver, nos Estados Unidos, e a cidade paulista participa com o projeto “Desemparedamento da Escola”, desenvolvido pela Unidade de Gestão de Educação (UGE) da prefeitura municipal.
“O desemparedamento já era um projeto realizado antes da pandemia, mas que se consolidou como metodologia durante o retorno das crianças às aulas. Com bons índices atestados pelo Sistema Estadual de Avaliação de Rendimento Escolar (SARESP) e pelo Instituto de Estudos Avançados da Cátedra Sergio Henrique Ferreira, do polo Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), agora podemos compartilhar essa boa prática para o mundo”, celebra Vastí Ferreira, gestora de Educação de Jundiaí, que estará no evento representando a cidade.
Com mais de 250 inscrições nesta edição, somente 13 práticas foram classificadas entre as melhores. Mas, além desta conquista, Jundiaí também compõem com Paris (França) o seleto grupo de iniciativas finalistas que atingiram todos os objetivos previstos pela “Children & Nature”, que são a perspectiva da resiliência climática, do brincar ao ar livre, do engajamento da comunidade no ambiente escolar e na promoção da Saúde e da Educação.
Como premiação, a cidade recebeu um voucher no valor de mil dólares, revertido na compra de brinquedos para unidades escolares da rede municipal.