A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta segunda-feira (29), em homenagem aos 20 anos de fundação da Escola do Legislativo da Paraíba (ElegisPB). O evento proposto pelo presidente da Casa, Adriano Galdino, aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB/PB), em João Pessoa. Durante a solenidade foi firmada uma parceria entre a ElegisPB e a Universidade Estácio de Sá para oferecer cursos com desconto.
Na justificativa da homenagem, Adriano destacou que a Escola do Legislativo “Felix de Sousa Araújo” foi criada em 29 de agosto de 2003, com o objetivo de oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades da Assembleia Legislativa da Paraíba, com atuação permeada pelo compromisso de desenvolver a cidadania e estimular a visão crítica-reflexiva da realidade, evidenciando sempre a formação voltada para o conjunto da sociedade.
O parlamentar foi representado pelo deputado Tião Gomes, que destacou que o sucesso da ElegisPB é o fruto de um trabalho bem feito. “A Assembleia Legislativa tem tido muita sorte, nos últimos anos, com os presidentes investindo nas coisas sérios e dignas no nosso Poder Legislativo. Parabenizo o presidente Adriano Galdino, que tem sido muito exemplar no comando das ações da Casa. Fico muito feliz em estar aqui representando o presidente e comemorado esses 20 anos de fundação da Escola do Legislativo”, acrescentou.
O deputado Jutay Meneses, que também é aluno da instituição, parabenizou a escola pelos 20 anos de trabalho. “Uma homenagem mais do que merecida a essa entidade que representa a Assembleia Legislativa é que dá condição ao jovem carente, a toda a sociedade paraibana, de puder concluir um curso, aprender um novo idioma. Na qualidade de parlamentar e aluno, fico honrado em prestigiar esse momento histórico”, disse.
A deputada Silvia Benjamin disse que a trajetória vitoriosa da instituição, ao longo desses vinte anos, merece todas as comemorações possíveis. “Temos muito que agradecer, parabenizar a todos que fazem parte da Escola do Legislativo, em nome do presidente Adriano Galdino. Para nós, parlamentares, é motivo de alegria saber que temos um instrumento dessa qualidade na educação, para levar cada vez mais cidadania ao povo paraibano”, observou.
Manuelly Gomes, presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), disse que é uma alegria esse momento de comemoração. “Quero parabenizar e comemorar essa parceria da Escola do Legislativo com a APPL, que têm contribuído para o fortalecimento dos cursos, com extensão e divulgação. Hoje também foi uma oportunidade para assinar um grande convênio para os servidores com a Faculdade Estácio de Sá. Serão cursos oferta de até 70% de desconto. Uma grande conquista para todos nós”, assinalou.
A professora Maria Helena Toscano, diretora da instituição, lembra que ElegisPB foi criada com o objetivo inicial de capacitar profissionalmente e qualificar os servidores da Casa de Epitácio Pessoa, promovendo uma educação de qualidade e transformadora. Ela ressaltou a importância da ElegisPB como um elo entre a sociedade e o poder público, compartilhando aos estudantes os princípios da importância da cidadania e da democracia.
Sobre a homenagem, ela pontuou que ao se tornar realidade um instrumento que só existia numa lei promulgada em 2002, arregaçou as mangas por entender a importância, a funcionalidade e a competência das escolas do legislativo no âmbito do parlamento brasileiro, respaldas pelo artigo 39, parágrafo 2º, da Constituição Federal.
“Então, estar comemorando 20 anos de fundação, é ver que a semente que Rômulo Gouveia – o saudoso Deputado que na época era o presidente da Casa – colocou nas minhas mãos germinou, frutificou e se tornou uma árvore frondosa, de copa enorme, e que tem abrigado milhares de alunos que têm passado pela nossa escola. Eu não me contenho de emoção em ver a trajetória de uma escola que começou tão pequenininha, mas que hoje se tornou referência nacional”, declarou a diretora da ElegisPB.
Já o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (ABEL), Florian Madruga, parabenizou a ALPB pela homenagem e ressaltou a importância da instituição de ensino para a Educação do Estado.
O empresário Guilherme Fontana, diretor da Faculdade Estácio, que também prestigiou o evento, comemorou a parceria firmada com a ElegisPB, para segundo ele, estreitar os laços entre as duas instituições de ensino para “para que a gente possa ofertar os nossos cursos subsidiados aos parceiros da ElegisPB. No futuro, poderemos, também, criar cursos em parceria, para que a gente possa, de fato, contribuir com esse belo trabalho que hoje comemoramos 20 anos”.
Ele acrescentou que num primeiro momento, os cursos serão subsidiados, com descontos acima do padrão, para os funcionários da Casa e pessoas vinculadas à ElegisPB. No segundo momento, frisou Fontana, a parceria vai estreitar laços para criar cursos em conjuntos, que serão oferecidos para a comunidade em geral.
Quem também participou da homenagem foi a estudante de Medicina, Brena Ferreira. Ela foi estudante da Escola do Legislativo e conseguiu aprovação, em 7º lugar geral, para a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “É uma honra participar dessa comemoração. A Escola do Legislativo foi o meu fator determinante para estar onde estou”, declarou.
Durante a sessão foi exibido o documentário “Uma Escola que Transforma”, produzido pela equipe da TV Assembleia e que conta a história da ElegisPB.